domingo, 16 de janeiro de 2011

Central Blogs - Métodos e atividades para o EJA

Central Blogs - Métodos e atividades para o EJA: "– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Plano de aula para o EJA

Agenda telefônica da turma da EJA

Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa
Conteúdo
Produção de Textos
Objetivos 
- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita
- Refletir sobre a ordem alfabética


Conteúdo
- Sistema de escrita alfabético


Anos
1º e 2º


Tempo estimado
4 aulas


Material necessário
Alfabeto, tarjetas de cartolina e folhas pautadas com uma letra do alfabeto em cada


Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a conversa perguntando o que os alunos fazem quando precisam ligar para alguém. Quem consegue fazer isso sozinho? Quem precisa de ajuda? O que é mais difícil: encontrar o nome da pessoa ou entender e discar corretamente o número do telefone? Quem da turma possui agenda?
Explique que é importante manter registrado o número de contato dos colegas da turma e também do educador, caso precisem avisar sobre alguma eventual ausência ou outro assunto. Para isso, apresente a proposta de fazer uma agenda telefônica da turma da EJA.


2ª etapa
Solicite que escrevam o nome de cada aluno da turma nas tarjetas, revezando a vez de quem escreve. Se a turma for grande, faça duas levas, solicitando, por exemplo, que escrevam, primeiramente, o nome de todas as mulheres e depois dos homens.


3ª etapa
Depois que os grupos terminarem de escrever todos os nomes, solicite que confiram com o "dono" do nome se a escrita está correta e que façam alterações que forem necessárias.
Em seguida, mostre uma agenda telefônica para os alunos e pergunte como as informações estão organizadas. Mostre as letras expostas nas laterais da agenda e pergunte se eles sabem o que isso significa. Assim que as relacionarem com a ordem alfabética, indique aos estudantes que consultem o alfabeto da classe, que deve estar bem visível.


Dê um tempo para que os grupos tentem classificar os nomes. Depois, peça para que escrevam na lousa os nomes na ordem alfabética, discutindo nome por nome, como perguntas como: "Há mais alguém que começa com A, como o Seu Antônio?" Se houver nomes que se iniciam do mesmo modo, aproxime com as tarjetas um nome do outro e ajude-os a entender que o critério de quem vem primeiro é a próxima letra ou, se forem iguais, a primeira do segundo nome.


4ª etapa
Com lista em ordem alfabética, promova uma leitura dos nomes, solicitando que localizem alguns como se fossem consultar uma agenda: "Se eu quiser falar com a Dona Joana, onde devo procurar? E o Seu Francisco?"


5ª etapa
Peça que cada um fale o seu número de telefone para que seja registrado próximo ao nome. Em seguida, entregue uma folha com linhas para cada letra do alfabeto e solicite que façam a cópia dos nomes e números dos colegas, respeitando a ordem. Oriente-os a montar as agendas com grampeador e a fazer uma capa.


Produto final
Agenda telefônica da turma da EJA.


Avaliação
Avalie cada aluno com base nos seguintes aspectos: identifica os nomes dos colegas? Reflete sobre a posição e a ordem das letras que compõem os nomes? A observação desses pontos auxilia a definir os agrupamentos para as próximas atividades, quando podem ser mesclados estudantes de níveis diferentes.

Retirado da revista NOVA ESCOLA _ PLANOS DE AULA - é só você clicar no link abaixo da Nova Escola que você encontrará este plano e outros também.Vale a pena conferir.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Poesia e ortografia


Acaliação de Português




terça-feira, 11 de janeiro de 2011

14º salário para professores

14º salário para professores

Ementa: Cria o décimo-quarto salário dos profissionais da educação da rede pública e dá outras providências.

Telefone do Senado Federal: 0800 612211
Fale com o Senado Federal

Além do 14° salário você já imaginou a possibilidade dos professores terem o mesmo reajuste salarial dos senadores? Há outro projeto de lei que propõe o mesmo reajuste salarial concedido aos senadores para o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica das escolas públicas brasileiras.
Caso fosse aprovado o reajuste de 61,78% do último aumento dos senadores, o piso salarial dos professores passaria de 1.024,00 para R$ 1.656,62, valor inferior ao valor pago aos parlamentares a cada mês que é de R$ 26.723,13.
Pelo exposto acima e caso concorde há um abaixo-assinado na internet em que você pode se tornar um signatário dessa proposta.

Assinar o abaixo-assinado Professores das redes públicas mesmo índice de reajuste dos senadores

Mais alguma informação a respeito é só acessar o blog : 
http://blog.professoralex.com

domingo, 9 de janeiro de 2011