segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Projeto Rimas e Versos

 Projeto Rimas e Versos

Várias cartas com figuras de objetos que rimam de três formas diferentes são colocadas diante das crianças. Por exemplo, pode haver três terminações: /ão/, /ta/, /ço/. Cada criança deve então retirar uma carta, dizer o nome da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras que tenham a mesma rima. O teste serve para mostrar as palavras que terminam com o mesmo som. Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras em três pilhas com palavras de terminações diferentes.

Exemplo:



             




Treino de aliterações

Em uma folha com figuras, a criança deve colorir as que comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por exemplo, desenho-modelo: casa; desenhos com a mesma sílaba inicial: caminhão, cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais diferentes: xícara, galinha, tartaruga). A mesma atividade pode ser depois repetida enfatizando-se a sílaba final das palavras (por exemplo, desenho-modelo: coração; desenhos com o mesmo final: televisão, leão, balão, mão; desenhos com finais diferentes: dado, uva, fogo).

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ovo de Páscoa na Matemática

 Ovo de Páscoa na Matemática

Título - Ovos de Páscoa na Matemática ( rever os fatos de Matemática Básica)
Assunto - Matemática Nível de classe - Todos os níveis ( modifica-se os graus das dificuldades). Esta lição destina-se a ser um divertimento. Aproveita-se para rever os fatos matemáticos básicos.  No 2º, 3º , 4º anos e na  EJA, estudantes que esperamos conhecer os fatos matemáticos básicos e às vezes não têm a prática de usá-los.
. Os estudantes tendem a se sentar em sua mesa e fazer cálculo com lápis e papel. Não há nada de errado com isso, mas pode ficar chato!
Esta é uma maneira de fazer exame um pouco mais interessante. 

 
MATERIAIS: 
  • Ovos de plástico (o número depende de quanto tempo você quer gastar e quantos  grupos de alunos que vão ter.) Lápis, papel e cestas de Páscoa.
  • Os ovos de plásticos podem ser substituídos por ovos feitos com jornais e embrulhados com papéis brilhantes. 
  • Ou podem ser com ovos de páscoa de verdade. Isso depende da criatividade de cada professor.
PROCESSO:
1. 1. Para configurar a atividade de colocar um problema de matemática em cada ovo. Pode ser adição, subtração, multiplicação, divisão, etc.
Para tornar mais fácil a mim mesmo marco  todos os ovos com um número de grupo. Coloco o mesmo problema nos ovos de cada grupo. . Então eu posso ter 10 problemas, mas 30 ovos.
Esconder os ovos fora da escola ( em uma praça ), na sala de aula, ou colocá-los no espaço da escola para procurá-los.
2. 2. Divida os alunos em grupos de dois ou três.
3. 3. Dê a cada grupo um número.
4. 4. Cada grupo deve ter papel e lápis e todos tem que trabalhar para resolver os problemas.
5. 5. Cada grupo irá caçar os ovos com seus números e de resolver os problemas de matemática.  Cada grupo resolve o problema, por escrito,  em seguida, escrever a resposta.  Isto permite-lhe verificar o ( s)  problemas.
6. 6. Quando terminarem eles vão para uma área designada para a verificação.. Se eles tiverem qualquer erro devem voltar a trabalhar o seu problema. . Se estiver tudo correto, então eles podem concluir outra atividade. . Se você estiver  fora da sala de aula, então você coloque-os a pular corda, pega-pega, ajudar os outros grupos etc até que todos tenham feito.
6.7 - Na EJA você pode trabalhar com os ovos dentro da sala de aula.Cada grupo que acertar primeiro ganham pontos.É vencedora a equipe que fizer mais rápido e correto.
 
ENCERRAMENTO:
Problemas do trabalho que parecer ser difícil para a classe como um todo.  Pegue este tempo para rever fatos. Trabalhar naquilo que foi mais difícil para a classe.

Feliz Páscoa!!

Atividades para a Páscoa

Campanha da Fratenidade e o projeto


    Atenção professores !! Podemos aproveitar o tema da Campanha da Fratrnidade e aproveitá-lo no projeto Rimas e Versos.Vou usá-la também na matemática na parte de economia e consumismo.Que é justamente a proposta da campanha.Saber usar o dinheiro para o que relamente necessita.Não porque a mídia nos empurra pra gastar.Temos por obrigação como professores, mostrar como somos manipulados pela mídia a consumir.

Vou começar pedindo meus alunos que façam uma lista do que se compra na páscoa.Essa lista que colocarei aqui foi tirado de um blog de uma professora que resolvi aproveitar.
Com essa lista pode trabalhar:
  1. Palavras que tenham encontros vocàlicos.
  2. Separação de sílabas
  3. O preço de cada objeto por unidade ( faça oral )
  4. Se forem adultos eles já tem noção do preço.Peçam que escreva o preço por unidade.Ajudem eles nesta atividade.
  5. Se forem crianças peçam como dever de casa.Para os pais ajudarem a colocar o preço.
  6. Leiam bastante a lista, porque tem palavras que eles não irão dar conta de ler. 
  7. Peçam que leiam para você.
  8. Peça que façam uma frase com 4 palavras da lista.
  9. Peça que desenhe o que ele mais gosta da lista.

CNBB LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 COM O TEMA ECONOMIA E VIDA

CNBB LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 COM O TEMA ECONOMIA E VIDA
Por: Christina Herbster

“Economia e Vida” é o tema da Campanha da Fraternidade 2010 (CF- 2010) escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, para a nossa reflexão, sobretudo, no tempo da Quaresma.
Neste ano as Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC na qual fazem parte as Igrejas (Católica, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia) apresentam a Campanha da Fraternidade Ecumênica abordando como lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24).
Está é a terceira campanha da fraternidade realizada de forma ecumênica, como aconteceu em 2000 e 2005, e tem como objetivo geral: “Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.
A CF-2010 quer ser um espaço de debate e se faz necessário a conclamar a todos e todas para construir uma nova sociedade, educar essa mesma sociedade afirmando que um novo modelo econômico é possível, e denunciar as distorções da realidade econômica existente, para que a economia esteja a serviço da vida.
Há muitos anos em nossa Arquidiocese o lançamento da CF-2010 é realizado na Quarta-Feira de Cinzas. Contudo na Arquidiocese de Fortaleza, por decisão da equipe de coordenação do evento, acordada pelo Arcebispo, o lançamento da CF-2010 será na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, às 15 horas, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”.

Com informações da Pascom da Arquidiocese de Fortaleza
http://www.cearaagora.com.br

sábado, 20 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

LEITURA E ESCRITA NA EJA

Lendo a Proposta Curricular para o 1º segmento da EJA, encontrei uma parte que merece destaque.Vocês professores peço que leiam a proposta, ela te enriquecerá e te dará várias dicas de como alfabetizar e letrar nossos Jovens e Adultos.Só pra vocês me entender,vou transcrever aqui uma parte da proposta que é bem interessante.

          " Lendo Textos
O trabalho com a linguagem escrita deve estruturar-se, desde o início, em torno de textos. Para as turmas iniciantes, podem ser selecionados textos mais curtos e simples, como listas, folhetos, cartazes, bilhetes,
receitas, poesias, anedotas, cartas e outros.Quanto maior o domínio do sistema de representação, maiores as possibilidades de ler e escrever textos mais longos e complexos..."     Portal do MEC

domingo, 14 de fevereiro de 2010

PROJETO:RIMAS E VERSOS NA EJA


Duração:1 mês

Justificativa: O trabalho com rimas ajuda na alfabetização. Rimas com o mesmo som final é de grande importância na fase inicial da alfabetização .A poesia apresentada de forma simples, de versos de fácil compreensão para os adultos ajuda na assimilação das sílabas simples. E de fácil compreensão pelos alunos da EJA.

Professoras: Ailce Zulmira da Costa e Mirna Ferreira Barbosa

Objetivos Gerais:

  • Ajudar na fixação de sílabas com o mesmo som final.Exemplo: ão/ai/ou/ia/ua/oi
  • Apresentar a estrutura da poesia: estrofes/versos/rimas
  • Reforçar o uso de frases através dos versos da poesia.
Objetivos Específicos:

  • Reforçar os encontros vocalicos.
  • Reforçar ou ensinar as sílabas com o mesmo som final.
  • Apresentar poesias com versos pequenos e de fácil compreensão.
  • Ler poesias,grifar rimas, separar estrofes e versos.
Público - Alvo:
  •  Alunos do 1º e 2 º período da Educação de Jovens e Adultos
Conograma :
  • Mês de março de 2010
 Recursos Materiais:
  • Uso da biblioteca
  • Quadro-de-giz
  • Livros de poesias
  • Atividades digitadas
  • Internet 
Recursos Humanos:
  • Professores do EJA
  • Alunos do EJA.
  • Supervisora Pedagógica
Avaliação:
  • A avaliação será contínua, através das atividades propostas, do desenvolvimento do aluno e de sua participação no projeto.
  • Apresentação de poesia produzida pelo aluno.
Bibliografia:
  •  Livros de diversos poetas
  •  Internet































Reforçando a Vogais

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Viva cheguei aos 20 mil !


Agradeço a todos os meus leitores por mais essa conquista . Chegamos a 20 mil acessos. Essa vitória não é somente minha, se não fosse por vocês o blog nao existiria.Obrigada a todos que usam o blog.Abraços e beijos em seus corações.

TEXTOS PARA ALFABETIZAÇÃO

Posted by Picasa

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO EJA

ENTRE NESTE LINKE ABAIXO NO PORTAL DO MEC:
  Proposta curricular para o EJA

http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf

domingo, 7 de fevereiro de 2010

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTO

Posted by Picasa

Sílaba do B

Posted by Picasa

Encontros vocálicos

Posted by Picasa

Encontros Vocálicos

Posted by Picasa

Encontros Vocálicos

Posted by Picasa

Vogais

Posted by Picasa

Encontros Vocálicos

Posted by Picasa

Vogais

Posted by Picasa

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ALFABETIZAÇAO

VIVA!VIVA! ESTOU DE VOLTA NA AFABETIZAÇÃO DE ALUNOS.PASSEI DOIS ANOS NO 2º  E3 º PERÍODO.JÁ ESTAVA COM SAUDADES DE ENSINAR A LER E ESCREVER. AMEI VOLTAR. CERTAMENTE ESTE ANO ESPERO CONTAR COM A AJUDA DE MINHAS COLEGAS ALFABETIZADORAS.ME DEIXEM DICAS,ME INFORME SOBRE AS NOVIDADES DA ALFABETIZAÇÃO E SOBRE LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO USADOS POR VOCÊS. FICAREI MUITO FELIZ COM SUGESTÕES QUE POSSA ME AJUDAR. E A TODOS MEUS COLEGAS ALFABETIZADORES, JÁ PODEM FICAR DE OLHO, POR QUE TODAS AS NOVIDADES QUE SURGIR EM MINHAS AULAS, POSTAREI AQUI. BEIJOS A TODOS.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PESSOAS ESPECIAIS

Pessoas Especiais


Um dia uma professora pediu para seus alunos listarem os nomes dos amigos de classe em um papel, deixando um espaço na frente para escrever alguma coisa.

Então ela mandou eles pensarem na coisa mais bonita que eles podiam dizer sobre cada um dos colegas da classe e escrever ali neste espaço.

Isso tomou todo o tempo restante da aula até que todos acabassem a tarefa, e quando eles sairam da sala, cada um entregou seu papel à professora.

Depois a professora escreveu o nome de cada aluno em um pedaço de papel separado e listou o que todos os outros tinham dito sobre aquele aluno em especial.

Na aula seguinte ela entregou para cada um a sua lista, e em pouco tempo, a classe inteira estava sorrindo.

"Verdade" ela ouvia.

"Eu nunca soube que significava alguma coisa para alguém!" outro dizia...

"Eu não sabia que os outros gostavam tanto de mim"...

Foram muitos os comentários.

Mas, ninguém mencionou esses papéis na aula novamente. A professora nunca soube se eles discutiram sobre isso entre eles ou com os pais, mas isso não importava.

O exercício atingiu seu objetivo. Os alunos ficaram felizes com eles mesmos e com os outros.



O tempo passou, aqueles alunos cresceram e cada um iniciou uma nova vida ali mesmo ou em outra cidade.

Quis o destino que um dos alunos perdesse sua vida em uma guerra.

Todos os amigos e a professora foram no funeral daquele aluno especial. Ela nunca tinha visto um homem num caixão militar antes.

Ele parecia tão bonito e tão maduro. Seus amigos encheram a igreja e u por um, daqueles que o amavam deram seu Adeus...

A professora foi a última a abençoá-lo.


Mas enquanto ela estava lá, um dos soldados que atuou como acompanhante do funeral veio para ela e disse

"Você era a professora de matemática do Mark" ele perguntou.

Ela mexeu com a cabeça em gesto afirmativo, "Era."

"O Mark falava muito sobre você."

Logo após o funeral enquanto todos ainda estavam tristes por aquele amigo que não poderiam ver de novo, a professora foi chamada pelos Pais de Mark

"Nós queremos lhe mostrar uma coisa", o pai disse,tirando a carteira do bolso e disse.

"Encontraram isso no bolso das roupas do Mark, nós achamos que você deveria reconhecer."

Abrindo a carteira, ele cuidadosamente retirou dois pedaços de papel, que obviamente tinham sido lidos e relidos muitas vezes.

A professora soube imediatamente que aquele papel era a lista feita a muitos anos atrás em uma de suas aulas, com todas as coisas boas que os colegas de Mark tinham escrito sobre ele.

"Muito obrigado por fazer isso" disse a mãe do Mark.

"Como você pode ver, Mark o guardou como um tesouro.

"Todos os colegas do Mark começaram a reunir-se em volta e Charlie sorrindo timidamente falou,

"Eu também guardo minha lista. Ela está na parede do meu quarto".

A esposa do Chuck falou que a lista deles estava no album de casammento."

"Eu tenho o meu também", falou Marilyn. "Está no meu diário".

Então Vicki, outra colega, pegou sua agenda na bolsa e mostrou, gasta e velha, sua lista para o grupo.

" Eu a carrego comigo o tempo todo", disse ela e continuou, "Acho que todos nós guardamos nossas listas."

Foi quando a professora finalmente sentou e chorou. Chorou por Mark e por todos os seus amigos que não o veriam nunca mais e por ver que um pequeno gesto a muitos anos atrás fez uma diferença enorme na vida daqueles alunos.

A quantidade de pessoas na sociedade é tão grande que nós esquecemos que a vida acaba um dia. E nós nunca sabemos que dia será.

Então por favor, conte para as pessoas como você as amam e o quanto você se importa com elas, e principalmente como elas são especiais.

Antes que seja tarde demais.