segunda-feira, 31 de agosto de 2009



SEMANA DA PÁTRIA




quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dia do Soldado



HOJE É VINTE E CINCO DE AGOSTO
E COMEMORA-SE O DIA DO SOLDADO
LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA É
A MAIOR REFERÊNCIA DO PASSADO
CONHECIDO POR DUQUE DE CAXIAS
E EM SEU NOME ESSE DIA É FESTEJADO

NO INÍCIO DO SÉCULO DEZENOVE
NESSA DATA, DO ANO ZERO TRÊS
VILAREJO DE PORTO DA ESTRELA
NASCEU ELE NA TERRA QUE SE FEZ
A CIDADE EM TRIBUTO AO SEU NOME
PRA O BRASIL LHE IMORTALIZAR DE VEZ

PARABÉNS PARA TODOS OS SOLDADOS
QUE TRABALHAM NESSE PAÍS INTEIRO
MAS EM ESPECIAL PARA OS QUE SÃO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FALO EM NOME DE DUQUE DE CAXIAS

O PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Heleno Alexandre











domingo, 23 de agosto de 2009

AUTO ESTIMA

ESTE É UM DOS TEXTOS QUE EU TRABALHO AULTO ESTIMA COM MEUS ALUNOS DO EJA.FAÇO A LEITURA SILENCIOSA DO TEXTO PELOS ALUNOS.DEPOIS FAÇO A LEITURA ORAL.DEPOIS FAÇO UMA CONVERSA ORAL COM MEUS ALUNOS DISCUTINDO A LEITURA LIDA.

>

Eu aprendi
...que ser gentil é mais importante do que estar certo;

Eu aprendi...
...que eu sempre posso fazer uma prece por alguém
quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma
;

Eu aprendi...
...
que não importa quanta seriedade a vida exija de você,
cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir juntos;


Eu aprendi...
...que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para
segurar e um coração para nos entender;


Eu aprendi...
...que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão
nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas
para mim quando me tornei adulto;


Eu aprendi...
...que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;
Eu aprendi...
...que dinheiro não compra "classe";
Eu aprendi...
...que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;

Eu aprendi...
...
que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa
que deseja ser apreciada, compreendida e amada;


Eu aprendi...
...que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?
Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;
Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa
é me cercar de gente mais inteligente do que eu;


Eu aprendi...
...que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

...que as oportunidades nunca são perdidas;
alguém vai aproveitar as que você perdeu.

...que quando o ancoradouro se torna amargo
a felicidade vai aportar em outro lugar;

...que devemos sempre ter palavras doces e gentis
pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;

...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

...que não posso escolher como me sinto,
mas posso escolher o que fazer a respeito;

...que todos querem viver no topo da montanha,
mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

...que só se deve dar conselho em duas ocasiões:
quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;

...que quanto menos tempo tenho mais coisas consigo fazer.
William Shakespeare


terça-feira, 18 de agosto de 2009

TRABALHANDO GEOGRAFIA - eja

Atividades Avaliativas de Geografia/Português - EJA - 2009
Escola Municipal”João Alves Duca” DATA:________________
NOME: ______________________________________________________

A cidade muda.

Morar naquela rua era uma coisa muito gostosa. Todo mundo se conhecia e todos gostavam de conversar. Mas quem gostava mesmo daquela rua era o Juca, morava no número 245 desde que tinha nascido.
A rua era comprida e tinha umas árvores antigas e grandes. Tinha de tudo lá: farmácia, mercearia, a quitanda da Japonesa, a padaria do seu Pereira, a banca de jornal da dona Heloísa, o barzinho de seu Nicolau e muitas casas. Mas era uma rua um pouco movimentada. Até ônibus passava lá. Só aos domingos é que ela ficava calma e dava para os meninos jogarem bola.

AMOS, E. A Cidade Muda. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1987.

1. Como é a rua onde você mora?__________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________

2. Você gosta da rua onde mora. Por quê?___________________________
_____________________________________________________________

3. A rua fica perto ou longe da escola?______________________________
4. Escreva o nome:

• De uma rua perto da sua:
_________________________________________________________

• De dois vizinhos:
_______________________________________________________

• De alguém que você gostaria que fosse seu vizinho:
_______________________________________________________




5. Escreva seu endereço:

- Cidade: _________________________________________________

- Estado:_________________________________________________

•Rua: Número:_____________________________________________


• Bairro: __________________________________________________

- CEP: ____________________________________________________


6. Desenhe o caminho que você faz da escola até sua casa. Não se esqueça de colocar alguns pontos importantes para servirem de referência.






















7. A imagem a seguir representa parte de um bairro e alguns lugares que existem nele. Observe-a com atenção.


Agora, faça o que se pede.
a) Assinale, entre as alternativas abaixo, qual é o endereço onde está localizada a sorveteria.

( ) Rua das Petúnias, número 7.
( ) Rua Gerânio, número 16.

b) Escreva o endereço da escola. Depois, pinte a rua onde ela está localizada, com a cor de sua preferência.
______________________________________________________
c) Quais são os nomes das ruas que iniciam com a letra P?
________________________________________________________
________________________________________________________
d) Qual é o endereço onde está localizada a livraria?
________________________________________________________________________________________________________________
e) Qual é a construção que está localizada na Rua Amor Perfeita, número 11?

sábado, 15 de agosto de 2009

UM POUCO DE TEORIA

O que um professor de EJA precisa saber
(Extraído do site da revista Nova Escola: www.novaescola.com.br)

Sônia Couto, coordenadora do Instituto Paulo Freire, lista algumas práticas essenciais ao profissional que trabalha com Educação de Jovens e Adultos.
  • Valorizar os conhecimentos do aluno, ouvir suas experiências e suposições e relacionar essa sabedoria aos conceitos teóricos.
  • Dialogar sempre, com linguagem e tratamento adequado ao público.
  • Perguntar o que os estudantes sabem sobre o conteúdo e a opinião deles a respeito dos temas antes de abordá-los cientificamente. Dessa forma, o educador mostra que eles sabem, mesmo sem se dar conta disso.
  • Compreender que educar jovens e adultos é um ato político e, para isso, ele deve saber estimular o exercício da cidadania.
Sugestões de Atividades 2: Trabalhando com músicas

Usar CDs ou instrumentos ou ainda apenas a voz: cantar com os alunos, ler e interpretar as letras com eles, incentivá-los a ilustrar essas letras, associar as músicas aos conceitos tratados nas aulas.

Músicas que “dão a aula por nós”: alguns exemplos
Tema: migrações internas
Música: A Triste Partida
Autor: Patativa do Assaré

Tema: colonização sul-americana
Música: Fruto do Suor
Autor: (...) interpretação – Raíces de América

Tema: recursos naturais; ciclo da água
Música: Planeta Água
Autor: Guilherme Arantes

Tema: astronomia, ecologia
Música: Xixi nas Estrelas
Autor: Guilherme Arantes

Tema: astronomia, o Sistema Solar, movimentos dos astros
Música: Canto do Povo de um Lugar
Autor: Caetano Veloso

Tema: o planeta Terra
Música: Terra
Autor: Caetano Veloso

Tema: extrativismo animal – a pesca
Música: Minha Jangada
Autor: Dorival Caymi

Tema: agricultura, solo, recursos naturais
Música: Cio da Terra
Autor: Milton Nascimento

Tema: os animais, ecologia
Música: As Baleias
Autor: Roberto Carlos

Tema: pluralidade cultural, o meio urbano e o meio rural
Música: Rancho Fundo
Autor: (...) interpretação – Chitãozinho e Xororó, entre outras tantas...

Sugestões de Atividades 3 – Trabalhando com imagens e com mapas
Importante:

􀂙 Conhecer as regras básicas da Cartografia
􀂙 Conhecer minimamente as diferenças entre os mapas físicos e os políticos
􀂙 Trabalhar com mapas que tenham maior significação para seus alunos
􀂙 Estudar minimamente os conceitos da Biologia, nas diversas áreas: botânica, zoologia, anatomia, ecologia... e “tirar” o conhecimento dos próprios alunos
􀂙 Entender os preceitos da História Nova e da História Total para trabalhar com os alunos da EJA o que for mais significativo para eles
􀂙 Valorizar a história dos alunos

domingo, 9 de agosto de 2009

22 DE AGOSTO - FOLCLORE

Dia do Folclore - 22 de agosto

O folclore é uma festa que une todas as tradições, crenças e lendas de um país. Ele é comemorado no dia 22 de Agosto. Ele foi criado no ano de 1965.



Em cada região do país o folclore engloba danças, lendas e culinárias diferentes, como por exemplo:

* Região Norte


Boi-bumbá
- Danças: boi-bumbá, ciranda e carimbó.

- Lendas: Iara, Sumaré, Vitória-Régia e Curupira.

- Culinária: tapioca, tacacá, e prato no tucupi.

* Região Sul:


Baba-de-moça
- Danças: baião, chula, jardineira e congada.

- Lendas: Saci-Pererê, Curupira, Nefrinho do Pastoreio e Boitatá.

- Culinária: churrasco, baba-de-moça, feijoada e arroz-de-carreteiro.

* Região Sudeste:


Mula-sem-cabeça

- Danças: catira, fandango e batuque.

- Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Lagoa Santa.

- Culinária: carne de porco, linguiça e tutu de feijão.

* Região Centro-Oeste:

Arroz carreteiro

- Danças: folia de reis, reisado, congada e tambor.

- Lendas: Pé-de-garrafa, Romãozinho, Saci-Pererê e Lobisomem.

- Culinária: mandioca, peixes e arroz carreteiro.

No folclore há também algumas manifestações, como: Bumba-Meu-Boi, Reisado, Pastoril, Dança Do Coco, Maracatu entre outras.

ATIVIDADES DE SUBTRAÇÃO

Situações de Subtração

3- Fábio e André se candidataram a representante de classe. Veja quantos votos cada um obteve:

Cada representa 1 voto.

a) Quem ganhou a eleição:


Fábio
André

Fábio
André

b- Quantos votos ele teve a mais que o outro?

Quanto Falta?


1° situação: Marcio quer fazer uma pilha com 21 livros. Ele já empilhou 9 livros.
Para resolver esse problema, devemos determinar quantas unidades faltam a uma quantidade (9) para atingir uma outra quantidade (21).
Quantos livros faltam para Marcio completar a pilha?
Faltam livros para ele completar a pilha.

Dizemos: 9 para 21 faltam 12
Fazemos: 21 – 9 = 12



2° Situação: Um desenho animado tem 50 minutos de duração. Já se passaram 43 minutos do filme. Quantos minutos faltam para esse desenho terminar?

Para resolver esse problema, devemos determinar quanto falta à quantidade 43 para atingir a outra quantidade 50.
Para isso, vamos usar a subtração, ou seja, vamos fazer 50 - 43.

Logo, faltam minutos para terminar esse desenho animado.

ATIVIDADES


1) Complete:

a) De 3 para 14 faltam
b) De 5 para 9 faltam
c) De 7 para 21 faltam
d) De 9 para 18 falta
e) De 2 para 15 faltam
f) De 8 para 20 faltam

2)Observando a figura seguinte responda:



a) Quantos há na barrinha?
b) Quantos estão riscados ?
c) Quantos não estão riscados ?

d) Qual é a subtração correspondente a essa situação?

3) De 18 unidades tiramos 3 unidades. Quantas unidades restam?
4) Cada representa 1 ano:

Idade de Rodrigo
Idade de Zeca

a) Quantos anos Rodrigo têm?

b) Quantos anos têm Zeca?

c) Quantos anos Rodrigo têm a mais que Zeca?


5) Observe a balança:



a) Quantos quilos têm a caixa verde? quilos.
b)Quantos quilos a caixa zul, têm a menos que a caixa verde? quilos.


6
) Tenho 55 reais. Quantos reais estão faltando para eu comprar uma bola que custa 90 reais?

7) O gráfico mostra a quantidade de meninos e meninas de uma escola de informática.


a) Quantas meninas há na sala?
b)Quantos meninos há na sala?

c)Qual a diferença de meninos para meninas?


8) São dadas as subtrações:

48 - 21 =

84 – 32 =

67 – 24 =

39 - 18 =

ATIVIDADES DE MULTIPLICAÇÃO

Atividades de multiplicação

3) Você está vendo um quadro de selos:












a) Quantas linhas de selos há neste quadro?
b) Em cada linha há quantos selos?
c) Quantos selos há ao todo nesse quadro?

4) Júnior joga dados. Veja o que aconteceu :



Calcule o número de pontos que ele fez depois dessas 3 jogadas usando:

a) a forma de adição: 5 + 5 + 5 =
b) a forma de multiplicação: 5 x 3 =

5) Siga o modelo:

7 + 7 + 7 + 7 + 7 7x 5 = 35

a) 5 + 5 5 x = 10

b) 2 + 2 + 2 +2 +2 + 2 + 2 2 x = 14

c) 3 + 3 + 3 3 x = 9

d) 6 + 6 + 6 6 x = 18


6) Dada a adição: 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 18
Qual das alternativas abaixo têm o mesmo resultado da adiçao acima:

a) 13 + 4

b) 4 x 4

c) 6 x 3

7) Qual é a multiplicação e o resultado sugerido na :


a) Figura A?
5 x 4 =

b) Figura B?
2 x 8 =

c) Figura C?
3 x 3 =

d) Figura D?
4 x 4 =

e) Figura E?
6 x 2 =

f) Figura F?
1 x 6 =