segunda-feira, 29 de junho de 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA

SEMPRE QUE POSSO EU UTILISO A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO 5º ANO PARA
O 3º PERÍODO EJA.ASSIM QUE O MEC PROVIDENCIAR UMA MATRIZ DE REFERÊNIA PRÓPRIA PARA O EJA, QUE EU TOME CONHECIMENTO, EU INFORMAREI AS MINHAS
LEITORAS.SE ALGUMA DE VOCÊS SOUBER DE ALGO TAMBÉM ME COMUNIQUE.FICAREI AGRADECIDA.


Matriz de Referência - Língua Portuguesa – 4ª série do ensino fundamental


Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas
em unidades chamadas descritores, agrupadas em tópicos que compõem a Matriz de Referência
dessa disciplina.
As matrizes de Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Saeb estão estruturadas em duas
dimensões. Na primeira dimensão, que é “objeto do conhecimento”, foram elencados seis tópicos,
relacionados a habilidades desenvolvidas pelos estudantes. A segunda dimensão da matriz de
Língua Portuguesa refere-se às “competências” desenvolvidas pelos estudantes. E dentro desta
perspectiva, foram elaborados descritores específicos para cada um dos seis tópicos.
Para a 4ª série do ensino fundamental, a Matriz de Referência completa, em Língua Portuguesa é
composta pelo conjunto dos seguintes descritores:
Descritores do Tópico I. Procedimentos de Leitura
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto.
D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritores do Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na
Compreensão do Texto
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritores do Tópico III. Relação entre Textos
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que
tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que
será recebido.
Descritores do Tópico IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação causa /conseqüência entre partes e elementos do texto.
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, etc.
Descritores do Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14 –Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Descritores do Tópico VI. Variação Lingüística
D10 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

domingo, 21 de junho de 2009

PlANEJAMENTO TRIMESTRAL DE TODAS AS MATÉRIAS

PLANEJAMENTO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS - 3º PERÍODO EJA - ESCOLA MUNICIPAL “ JOÃO ALVES DUCA “ - 2009
MESES: MAIO - JUNHO – JULHO E AGOSTO
PROFESSORA: AILCE ZULMIRA DA COSTA

1 EIXO TEMÁTICO
2 CAPACIDADES
3 DESENVOLVIMENTO

1
Ø A TERRA E OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Ø Os estados físicos da água
1. Fusão
2. Solidificação
3. Vaporização
4. condensação


Ø CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA

2
Ø Saber que a matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.

Ø Identificar as várias mudanças de estado da água.

Ø Compreender que a água na natureza sempre muda de um estado para outro.

Ø Reconhecer estas mudanças através de experimentos
3
Ø Vídeos
Ø Revistas
Ø Livros didáticos
Ø Atividades no quadro
Ø Atividades digitadas ou mimeografadas
Ø Experiências
Ø Atividades orais
Ø Avaliações
Ø Provas escritas
PLANEJAMENTO TRIMESTRAL DE HISTÓRIA/GEOGRAFIA - 3º PERÍODO EJA - ESCOLA MUNICIPAL “ JOÃO ALVES DUCA “ - 2009
MESES: MAIO - JUNHO – JULHO E AGOSTO
PROFESSORA: AILCE ZULMIRA DA COSTA

1 EIXO TEMÁTICO
2 CAPACIDADES
3 DESENVOLVIMENTO


1
História
· DATAS COMEMORATIVAS DOS MESES CITADOS ACIMA
Ø Primeiro de maio
Ø Dia das mães
Ø Abolição da escravatura
Ø Corpus Crist
Ø Festas juninas
Ø Dia dos pais
Ø Folclore
Ø Dia do soldado
Ø Festa da congada

Geografia
Ø Relevo,clima e vegetação do país
Ø As autoridades do município

2
Ø Trabalhar textos referentes os problemas enfrentados pela população em relação ao trabalho
Ø Interpretar textos que fala da história do negro no país.Sua cultura, sua culinária,etc
Ø Mostrar a importância das festas regionais para a cultura de um povo. Sua tradição,
e sua história.
Ø Trabalhar a importância da solidariedade
e do amor através da valorização do pai
Ø Identificar o clima, o relevo e a vegetação
de seu país
Ø Conhecer os poderes que regem o município

3
Ø Vídeos
Ø Trabalhos com artes
Ø Livros didáticos
Ø Internet
Ø Atividades no quadro
Ø Atividades mimeografadas
PLANEJAMENTO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA - 3º PERÍODO EJA - ESCOLA MUNICIPAL “ JOÃO ALVES DUCA “ - 2009
MESES: MAIO - JUNHO – JULHO E AGOSTO
PROFESSORA: AILCE ZULMIRA DA COSTA

1 EIXO TEMÁTICO
2 CAPACIDADES
3 DESENVOLVIMENTO

1
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
NOÇÕES DE GEOMETRIA
CÁLCULO
PROBLEMATIZAÇÕES
SISTEMA MONETÁRIO
NÚMEROS CARDINAIS E ORDIANAIS
SUCESSOR E ANTECESSOR
UNIDADE DE MILHAR
GRÁFICOS
2
· Reforçar a multiplicação e a divisão através de contas e problemas matemáticos
· Introduzir as figuras geométricas planas e alguns sólidos geométricos
· Trabalhar cálculo através de compras, usando a calculadora
· Trabalhar o real através das compras e de preenchimento de cheques
· Introduzir a Unidade de Milhar e desenvolver atividades que a envolva.
· Compor e decompor números
· Ampliar o conceito de números
· Construir técnicas operatórias da multiplicação.
· Identificar sucessor e antecessor de um número
· Identificar números pares e ímpares
· Compreender e ler dados em gráficos.
3
· Trabalho de grupo
· Bingo da tabuada
· Atividades no quadro e mimeografadas
· Uso da tabuada
· Figuras geométricas
· Revistas
· Livros didáticos
· Provas
· Gráficos
· Uso da calculadora
· Trabalhar dobraduras
· Blocos lógicos

PLANEJAMENTO TRIMESTRAL DE PORTUGUÊS - 3º PERÍODO EJA – ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO ALVES DUCA “ - 2009
MESES: MAIO – JUNHO - JULHO E AGOSTO
PROFESSORA: AILCE ZULMIRA DA COSTA
1 EIXO TEMÁTICO
2 CAPACIDADES
3 DESENVOLVIMENTO

1
· ORTOGRAFIA
· TEXTOS DIVERSOS
· INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
· ORALIDADE
· GRAMÁTICA
PRODUÇÃO DE TEXTOS

2
· Identificar palavras com encontros consonantais e com os vários sons do x
· Aplicar o plural nas palavras, frases e textos.
· Ler, entender e interpretar diversos textos.
· Produzir anúncios, bilhetes e cartas.
· Interpretar textos referentes a sua rotina;passagem de ônibus, receita culinária.conta de luz , etc.
· Distinguir substantivos próprios e comuns
· Introduzir pronomes pessoais e verbos
· Reforçar o uso de adjetivos.
· Introduzir o uso do dicionário.
· Distinguir pontuações como: travessão,exclamação,interrogação , vírgula e ponto final.
· Introduzir frases negativas, afirmativas,exclamativas e interrogativas.
Classificar as palavras quanto ao número de sílabas.

3
· Livros
· Revistas
· Quadro de giz
· Atividades mimeografadas
· Atividades no quadro
· Debate
· Conversas
· Vídeos
· Bingo de palavras
· Brincadeiras: stop, forca,,adivinhas, etc
· Ditados
· Provas
· Produção de textos

quarta-feira, 17 de junho de 2009

MEIO AMBIENTE - ÉTICA - CIDADANIA

COM O TEXTO ABAIXO FIZ UM TRABALHO COM MEUS ALUNOS.
  • LEMOS A REPORTAGEM E FIZEMOS UM LEVANTAMENTO DE QUANTO AINDA RESTA DA FLORESTA
  • ATRAVÉS DE VÍDEOS, REVISTA, INTERNET E OUTROS LEVAMOS PARA SALA TODA A INFORMAÇÃO POSSÍVEL.
  • DIVIDIMOS EM GRUPOS PARA MELHOR SE TRABALHAR ,CADA GRUPO FICOU COM UMA ÁREA DA FLORESTA.
  • FIZEMOS UM DEBATE SOBRE A EXPLORAÇÃO DA MADEIRA E OS LUCROS ADVINDOS DESSA EXPORAÇÃO.
  • DEPOIS DIVIDIMOS EM DOIS GRUPÕES DE ALUNOS; E FIZEMOS UM JULGAMENTO ONDE O RÉU ERA O LUCRO E A EXPLORAÇÃO DA MADEIRA.
  • UM GRUPO TINHA QUE DEFENDER E O OUTRO ACUSAR.
  • A AVALIAÇÃO FOI UMA DISSERTAÇÃO QUE OS ALUNOS FIZERAM COMO TRABALHO FINAL

Por que preservar a Amazônia



O SENSO COMUM: a Floresta Amazônica é o pulmão do planeta. Se ela desaparecer, o aquecimento global vai se acelerar de forma dramática.



A VERDADE: as pesquisas mais recentes mostram que o efeito mais visível do desaparecimento da Amazônia seria o desequilíbrio das chuvas no mundo.



Antonio Milena
A FARRA DA MADEIRAMadeireira em Tailândia, no Pará: o comércio na região foi suspenso neste ano pela Operação Arco de Fogo, da Polícia Federal







Basta listar algumas das características da Floresta Amazônica para concluir que sua extinção seria uma tragédia para a humanidade. Maior floresta tropical do mundo, ela abriga 15% de todas as espécies de plantas e animais conhecidas no planeta. Só de peixes são 3 000 tipos. Na Amazônia encontram-se duas vezes mais espécies de aves do que nos Estados Unidos e no Canadá. Apesar dos números superlativos, calcula-se que apenas um décimo da biodiversidade da região tenha sido estudado. O motivo é que a maioria das coletas que buscam novas espécies se concentra nas regiões próximas aos centros urbanos e às margens dos rios. Não se sabe ao certo em que medida o desaparecimento desse extraordinário bioma afetaria o aquecimento global. Mas estudos recentes mostram que o sumiço da floresta alteraria a precipitação das chuvas em várias regiões do globo, entre elas a Bacia do Prata, a Califórnia, o sul dos Estados Unidos, o México e o Oriente Médio, causando perturbações imprevisíveis à agricultura dessas regiões. No Brasil não seria diferente. Por meio da evaporação, a Amazônia produz um volume de vapor d’água que responde pela formação de 60% da chuva que cai sobre as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A diminuição da chuva teria um impacto direto sobre a produtividade agrícola em estados como Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Os rios que abastecem o reservatório da Hidrelétrica de Itaipu teriam sua vazão sensivelmente diminuída, causando um colapso energético no país.
Na semana passada, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou os números do desmatamento na Amazônia em fevereiro, medido por seus satélites. Como já ocorrera no fim do ano passado e no mês de janeiro, o índice mostra a devastação em alta. No mês passado foram cortados 725 quilômetros quadrados de mata, contra os 266 quilômetros quadrados do último índice disponível para um mês de fevereiro, o de 2005. A escalada no desmatamento é notícia que mexe com o brio dos brasileiros. Equivale à derrota do país numa competição esportiva no exterior. Afinal, a Amazônia é um patrimônio nacional a ser preservado.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

PROJETO ENSINO RELIGIOSO - EJA

Observação : Usei este projeto na Educação de jovens e Adultos e foi um sucesso.Você que trabalha com o EJa é só fazer as adaptações necessárias.

TEMA: Textos Sagrados escritos e orais.
AUTOR: Cristiane Aparecida Raineri Oliveira – ANO: 2007 –

SÉRIE: 4°série – 9 anos.

OBJETIVO: Compreender a origem e a formação dos diversos textos sagrados escritos e orais, percebendo-os como indicadores de ensinamentos sobre a fé e a prática das tradições religiosas.

FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA:
Este trabalho foi preparado para ser desenvolvido com crianças de nove anos.Segundo Piaget, essas crianças estão no estágio de desenvolvimento operatório-concreto (7 a 12 anos), onde o pensamento se livra da limitação da realidade concreta. A criança cria conceitos em pensamento. È capaz de “saber” sobre algo que antes só conseguia pensar no concreto.
Segundo Freud em sua teoria psicosessual nessa idade a criança esta entrando em uma fase de grande transformação física e psíquica, a adolescência, onde surge inúmero conflito que podem desestruturar a formação da pessoa como ser humano, ressaltando possíveis traumas ou falhas na formação do caráter da criança, porem e os seus valores ainda pode ser trabalhados, pois estão em fase de transformação.
A Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (LDB), promulgada em 1996, é uma lei emanada do Congresso Nacional. Como lei 9.394/96, deve ser cumprida e respeitada. No entanto, para os educadores, deve ser tomada, também, como uma espécie de livro sagrado e, sendo assim, reverenciada.Por ter a necessidade de se trabalhar em qualquer tema de acordo com os segmentos escolares que são determinados por a Lei de Diretrizes e Bases da educação. E tem como objetivo buscar a formação básica do aluno
Os Textos Sagrados orais e escritos, que busca reforçar o conhecimento e o respeito pelo “diferente”, o novo, levando a reflexão dos padrões impostos pela sociedade que muitas vezes julgam sem conhecer e desrespeitam as crenças, valores e cultura de outros povos, ajudando na formação dos cidadãos para que tenham um posicionamento justo de valorização e respeito diante de tais circunstancias preservando a diversidade cultural e não a tornado extinta, já que, a mesma faz parte da historia e formação da nossa sociedade.
O Brasil é um país de diversidade religiosa. Aqui temos muitas religiões
e igrejas: religiões indígenas, afro-brasileiras, igrejas católicas, igrejas ortodoxas, igrejas evangélicas tradicionais e pentecostais, espiritismo e muitos outros grupos e movimentos religiosos e filosóficos. É dever de todo cidadão e cidadã saber conviver em paz como toda essa diversidade, tendo respeito e fraternidade, evitando qualquer forma de preconceito e discriminação.
Este trabalho busca trabalhar de forma integrada entre as disciplinas de Historia, Geografia e Ensino Religioso. A historia é trabalhada no conhecimento do passado na elaboração dos diversos textos sagrados orais e escritos, a sua historia e importância para um determinado grupo dentro de
cada cultura e povo.A geografia na busca da localização, no reconhecimento do espaço em que vive, na formação e transformação da paisagem e o Ensino religioso no conhecimento dos textos sagrados orais e escritos valorizando as diferenças e
respeito pelas mesmas.

PLANO DE TRABALHO:

O projeto será dividido em quatro aulas:

1° DIA:
_ Alguns dias antes, solicitar que os alunos tragam textos sagrados
de sua tradição religiosa; livros sagrados ( bíblia, Tora, Alcorão,
etc.), devocionários, hilários, revistas de catequese e de
dominical, orações, caixinhas de promessas, livros de novenas,
etc.
_ Escrever no quadro de giz , a seguinte pergunta?
O QUE SÃO TEXTOS SAGRADOS ORAIS E ESCRITOS?
_ Explicar a diferença entre esses textos e esclarecer como as
tradições religiosas os utilizam.
_ Organizar com os alunos uma exposição dos textos trazidos por
eles. Sentados em círculo, cada um apresentará seu texto e
explicará a importância dele para sua vida. À medida que os
alunos forem apresentando os textos, o professor complementará
as informações necessárias.
_ Em seguida, orientar leitura coletiva e a interpretação do texto
abaixo:
Cada tradição religiosa, ou religião tem seus próprios textos sagrados, os quais contêm ensinamentos sobre as crenças e as normas de conduta que devem ser seguidas pelos adeptos ou seguidores.
Esses textos podem ser orais e escritos. Os textos sagrados orais são os que não foram escritos em um livro, são histórias antigas contadas,
transmitidas oralmente. É o caso das religiões indígenas, nas quais o pajé, que é o líder religioso, costuma contar histórias para explicar a criação de todas as coisas e passar ensinamentos importantes para o povo de sua tribo. Os textos sagrados escritos são também chamados de livros sagrados ou escrituras sagradas.
A construção de alguns textos sagrados envolveu pessoas que tiveram muita fé em Deus – o Transcendente, num processo longo, que durou séculos.
Em diferentes lugares, em diferentes condições culturais, sociais e históricas, muitas pessoas tiveram inspiração para escrevê-los. Eles são o resultado da caminhada religiosa de um povo.
Em cada tradição religiosa, as pessoas acreditam que os textos sagrados foram inspirados pelo Transcendente, por isso são considerados sagrados, dignos de veneração e respeito religioso.
Vamos conhecer o nome de livros sagrados de algumas religiões:
- os Vedas, livros do Hinduísmo;
- os Tripitakas, livros do Budismo;
- Tão Te King, livro do Taoísmo;
- I Ching e os Analectos, livros do Confucionismo;
- a Torá, um dos livros do Judaísmo;
- a Bíblia, livro do Crsitianismo;
- o Alcorão, livro sagrado do Islamismo.
2° DIA:
_ Para enriquecer o estudo do texto do dia anterior, propor e
orientar uma pesquisa sobre a estrutura dos livros sagrados das
tradições religiosas dos alunos. No caso do Cristianismo, por
exemplo, como se dividem os livros sagrados dos cristãos, que
grandes acontecimentos foram nele registrados, quem são os
seus principais personagens. Cada aluno poderá também trazer
as histórias preferidas extraídas d livro sagrado de sua tradição
religiosa e representá-las em forma de histórias em quadrinhos.
Organizar ima exposição na escola para a socialização os
trabalhos dos alunos.
3° DIA:
_ Organizar a turma em equipes, devendo cada uma delas fazer a
pesquisa de uma determinada religião do mundo: religiões
nativas, Hinduísmo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, etc.
_ Organizar um álbum com as pesquisas e as atividades realizadas
pelos alunos, para ser socializados com outras turmas e
familiares.

ROTEIRO PARA PESQUISA
_ Nome da religião
_ Onde e quando surgiu
_ Quem foi seu fundador
_ Principais crenças
_ Texto sagrado
_ Símbolos que utiliza
_ Principais ritos
_ Principais rituais de passagem
_ Acontecimentos que são celebrados
_ Espiritualidades
_ Espaços sagrados e lugares de peregrinação
_ Localizar, no mapa – mundi, o pais onde surgiu
_ Construir uma linha do tempo, indicando a época e o contexto histórico.

4° DIA:
_ Organizar a exposição para toda a escola, como também para a
comunidade, onde as crianças ficaram no stand para maiores
esclarecimentos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

A metodologia usada para alcançar o objetivo deste projeto visando a aprendizagem significativa do aluno, será através dos seguintes recursos:
· Pesquisas no dicionário, com significado das principais palavras.
· Pesquisa complementar na internet sobre os textos sagrados orais e escritos.
· Exposição dos textos sagrados trazidos por eles.
· O registro do passeio que será através e fotografias e desenho.
· A exposição do material coletado para escola.
· Leitura e reflexão do texto das diversas religiões.
· Elaboração de história em quadrinhos.
· Pesquisa das religiões do mundo.
· Exposição final das pesquisas e materiais coletados.

RECURSOS:
- Pesquisas / texto;
- Materiais trazidos;
- Textos sagrados;
- Livros diversos sobre as religiões.
- Dicionário;

AVALIAÇÃO:

Para que se descubra o verdadeiro desenvolvimento da criança é preciso avaliá-la como um todo, buscando observar o desenvolvimento da mesma em todas as especificidades e o seu caminhar até chegar ao objetivo desejado. Não é suficiente avaliá-la em apenas um momento, pois o meio e forma nesse caso alteram o produto, por isso a necessidade de uma avaliação continua em todos os momentos, observando a construção do conhecimento.
Para alcançar esse objetivo de uma avaliação continua, nesse projeto a avaliação será realizada de forma individual e escrita na atividade da pesquisa complementar sobre o tema, no trabalho da oralidade onde os alunos explicam aos visitantes a exposição e o tema.

CONTEÚDO:

Este trabalho busca aguçar o interesse do aluno para descobrir o que são os textos sagrados e levá-los a reflexão sobre o respeito quanto às diferenças existentes em nossa sociedade partindo da própria realidade.
Para que isso se torne possível o professor precisa antes buscar conhecer o que são os textos sagrados e suas contribuições para a nossa vida.
Textos sagrados são considerados pelo seu conteúdo e por serem,segundo diferentes religiões, inspirados pelo Transcendente. São formas de comunicar e perpetuar um ensinamento sagrado e espiritual. Existem variadas
formas de apresentação do texto: textos orais (histórias contadas), textosescritos (escrituras sagradas ou livros sagrados).
Do grego – mythos – etimologicamente significa fábula. É uma narrativa na qual a palavra é usada para transmitir e comunicar coletivamente a tradição oral, preservando a sua memória e garantindo a continuidade da cultura.
REFERÊNCIAS:
DOLLE, MARIE JEAN. Para Compreender Jean Piaget. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A, 1991.
DAVIS, CLÁUDIA E OLIVEIRA, ZILMA DE. Psicologia na Educação. São
Paulo: Editora Cortez, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. (Brasília): Câmara de Educação Básica, 1998.
MARCHON,B.;KIEFFER,J. As grandes religiões do mundo. São Paulo: Paulinas,1995.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSOS(FONAPER).
Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 3.ed.São Paulo: Ave Maria,1995.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília,1997. v.1, pág.13 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília,1997. v.5, págs. 35, 36 e 37 – História e Geografia

http://www.gper.com.br/

PROJETO REFORÇAR PARA RECUPERAR

OBSERVAÇÃO: ESTE PROJETO EU TRABALHEI COM MEUS ALUNOS DO 2º PERÍODO DO EJA. COMO PROJETO DE PORTUGUÊS.É SÓ MUDAR OS TEXTOS
POR TEXTOS MAIS ADULTOS E O RESTANTE É A MESMA COISA.

PROJETO REFORÇAR PARA RECUPERAR
ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO ALVES DUCA”
ALUNOS ASSISTIDOS: 20
SÉRIES:
3 º ano ( 2ª SÉRIE )
PROFESSORAS DOS ALUNOS ASSISTIDOS: Aleniris,Dirlene, Maria Inês
e Marilda
PROFESSORA DE REFORÇO ; Ailce Costa
DURAÇÃO: 4 MESES

OBJETIVOS GERAIS:

Ø Reconhecer que as letras combinam entre si e formam um conjunto com significado.
Ø Evoluir para a percepção de que a escrita representa o nome dos objetos e das pessoas.
Ø Compreender que as letras remetem partes da palavra, isto é, as sílabas.
Ø Desenvolver a leitura e a escrita através de pequenos textos.
Ø Produzir textos diversificados.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø Introduzir progressivamente os vários aspectos que envolvem os diferentes tipos de textos: finalidade, assunto,foma, etc.
Ø Separar e juntar sílabas.
Ø Decompor palavras em sílabas. ( análise )
Ø Compor as palavras a partir da sílaba. ( síntese )
Ø Construir frases com ordenação de sílabas ou palavras dadas.
Ø Ler procurando estabelecer relação entre as hipóteses e a escrita.
Ø Interpretar textos como: passagem, anúncio, propaganda e
bilhetes.

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA

Ø O início será feito através de leitura de palavras e frases
para detectar as dificuldades dos alunos
Ø O trabalho será feito com atividades mimeografadas e livros didáticos.


2ª ETAPA

Ø Textos : ler, copiar, observar ilustrações e Interpretar.
Ø Fazer leitura em voz alta.
Ø Jogos com sílabas simples: dominó, formar frases com
sílabas e jogo de memória
Ø Escrever frases e ler silenciosamente.

3ª ETAPA

Ø Escrever ditado de palavras e frases.
Ø Formar palavras e frases com as sílabas trabalhadas.
Ø Leitura e produção de pequenos textos.
Ø Leitura: textos de ciências, anúncios, bilhetes
e propaganda.
> Interpretar textos como: propaganda, receita culinária
e passagem de ônibus


AVALIAÇÃO :

A avaliação será feita em aula, através da observação do professor de reforço e do professor do aluno em recuperação.Essa observação é: se está sendo sanado no aluno as dificuldades por ele encontrada, se está distinguindo anúncio de uma receita,se o aluno está sendo capaz de ler e escrever sílabas, frases e pequenos textos sem a ajuda do professor.

terça-feira, 9 de junho de 2009

FESTA JUNINA

FESTA JUNINA
Você sabe a origem da festa junina?
As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
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FOGUEIRA
A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira, fica em envidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
BRINCADEIRAS
Corrida de sapatos
Os sapatos dos participantes da atividade são misturados e colocados a uma certa distância da linha de partida. Após o sinal, os jogadores devem ir pulando com o pé esquerdo até o local onde estão os sapatos estão, calçar e voltar ao ponto de partida. Os participantes que calçarem os sapatos errados ou trocados serão desclassificados.
O jogo também pode ser realizado em equipes. A equipe que terminar de calçar os sapatos e voltar ao ponto de partida primeiro, vence o jogo.
Corrida do ovo
É estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.

MÚSICA

A musica é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc.
CAPELINHA DE MELÃO
João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melãoé de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago
Com a filha de JoãoAntônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noivana hora de ir pro altar.
A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorandoe Pedro estava fugindo.
E no fim dessa história,ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,que caiu na bebedeira.
BALÃOZINHO
Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe,
vou pra casa dos meus pais.
Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto, e daí você não sai.
Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.

SONHO DE PAPEL
Carlos Braga e Alberto Ribeiro
O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.
Sonho de papel a girar na escuridão soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.
Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.

PULA A FOGUEIRA
João B. Filho
Pula a fogueira Iaiá, pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.
Nesta noite de festança todos caem na dança alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roçaem louvor a São João.
Nesta noite de folguedo todos brincam sem medoa soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu ésdona do meu coração.

CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar.


DANÇA
Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
A quadrilha é uma dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança. Os comandos devem ser seguidos e respeitados.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva, "olha a cobra". Ao final, o casal despede-se.

http://www.smartkids.com.br/

PORQUE SENTIMOS NOJO?

Sensação de desgosto indica que talvez seja seguro ficar longe daquela comida...O prato chega à mesa fumegante. Quem dá a primeira garfada... torce o nariz, fazendo aquela cara clássica de quem comeu-e-não-gostou, com os cantos da boca virados para baixo e para os lados, os olhos espremidos, a língua querendo sair da boca. Agora, é sua vez: você come também, hesita, mas prova, ou dá uma desculpa qualquer e pede bife com batata frita?
No que depender do seu cérebro, a escolha é fácil. Se alguém comeu e não gostou, o mais seguro é você seguir o exemplo e nem experimentar. É para isso que serve o nojo, ou desgosto, aquela sensação de estômago embrulhado que fica estampada no rosto quando o que chega aos olhos, nariz ou boca não é digno de ser engolido.
Assim como o cérebro tem regiões que cuidam de cada um dos gostos que sentimos, ele possui também uma outra região cuja especialidade é registrar gostos desagradáveis, que provocam o tal desgosto, ou nojo. Informações de vários sentidos podem disparar um sinal nessa região cerebral do desgosto.
Pode ser a visão de algo repulsivo no seu prato, que ainda se mexe ou que a sua cultura não considera comida; podem ser as manchas de mofo no pão ou o cheiro forte de carne estragada; ou um gosto amargo, usado pela natureza para indicar prováveis venenos, e que se forte o suficiente pode até causar vômito -- a maneira de seu corpo garantir que da boca aquilo não passa.
Além disso, o cérebro lembra de experiências nojentas anteriores e garante que, da próxima vez que você topar com aquela comida, ela não entrará na sua boca. Pelo menos, não no que depender de você.
Sentir nojo é tão importante que o mesmo alarme-do-desgosto, disparado no cérebro quando você já cheirou ou comeu algo ruim, também é acionado à simples visão de uma cara de nojo em outra pessoa. Isso é muito importante, porque a expressão de nojo é universal: embora cada povo tenha a sua lista de comidas preferidas ou desagradáveis, pessoas em todas as culturas e de todas as etnias torcem o nariz da mesma maneira, com a mesma careta, quando não gostam do que comem. E se eles não gostaram, o mais seguro é você também ficar longe daquela comida.
O problema é que crianças em geral, muito mais sensíveis a sabores amargos, e adultos cheios de frescura protegem bem demais seus cérebros e estômagos, e torcem o nariz para qualquer comida que não seja perfeitamente segura, ou que eles vejam outra criança recusar. O que explica, aliás, por que o 'prato infantil' é universal. Tô pra ver alguma criança torcer o nariz para o famoso bife-com-batata-frita...
Ciência Hoje das Crianças 148, julho 2004

segunda-feira, 8 de junho de 2009

UTILIDADE PÚBLICA - 28 sites úteis

01. Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site Gastarpouco. http://www.gastarpouco.com/

02. Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:
http://www.cartorio24horas.com.br/index.php

03. Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil,por cidade, por faixa de preços, reservas etc.:
http://www.hotelinsite.com.br/

04. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários: https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp

05. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST:
http://www.soleis.adv.br/

06. Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa,chegadas e partidas: http://www.infraero.gov.br/pls/sivnet/voo_top3v.inip_cd_aeroporto_ini=%20

07. Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas: http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importanteaspp

08. Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua cidade:
http://www.mapafacil.com.br/

09. Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades: http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp%20

10 Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre as cidades: http://www.dnit.gov.br/

11. Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto.O comunicado às viaturas da DPRF é imediato: www..dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta

12. Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa. Procure o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio:
http://www.102web.com.br%20/

13. Confira os melhores cruzeiros,datas, duração,preços, roteiros, etc.: www.bestpricecruises.com/default.asp

14.. Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA:
http://www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html

15. Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar:
http://www.picasa.com/

16. Semelhante ao Internet Explorer , porem muito mais rápido e eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipulado como você o desejar: www.mozilla.org.br/firefox

17. Site de procura, semelhante ao GOOGLE:
http://www.gurunet.com/

18. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo:
www.timeticker.com/main.htm

19. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros:
http://www.a9.com/

20. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral: http://www.historiadobrasil..com.br/

21. Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas:
http://www.verbix.com/

22. Site de conversão de Unidades:
www.webcalc.com.br/conversões/area.html

23. Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb:
http://www.dropload.com/

24. Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade:
http://www.sendthisfile.com/

25. Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro.. Grátis para Pessoa Física:
http://www.debit.com.br/

26. Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros computadores,ou LHE PERMITE FALAR DE SEU COMPUTADOR COM TELEFONES FIXOS E CELULARES EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO GRÁTIS – De computador para computador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou celular:
http://www.skype.com/

27. Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo. http://www.indkx.com/index.htm

28. Site de procura de pessoas e empresas nos EUA. Só para achar a pessoa ou a empresa com endereço e telefone - GRÁTIS. Se quiser levantamento completo de tudo o que a pessoa tem como patrimônio, tudo que teve de problema judicial e financeiro, e outras coisas mais, ai pode custar até US$80,00 com valores intermediários:
http://www.ussearch.com/consumer/index..jsp

PICADA DE COBRA - CIÊNCIAS - EJA

Picada de Cobras Venenosas
Acalme a vítima
Deite a vítima o mais rápido possível
Não deixe a vítima fazer qualquer esforço, pois o estímulo da circulação sangüínea difunde o veneno pelo corpo
Sempre que possível, encaminhe o animal junto à vitima
NÃO DEIXE a vítima caminhar
NÃO LHE DÊ álcool, nem querosene ou infusões (alho, cainca, andiroba, orelha de onça, etc)
NÃO FAÇA garroteamento
JAMAIS CORTE a pele para extrair sangue.
1. Tranqüilize a vítima, mantedo-a em repouso.
2. Faça uma boa limpeza local (água e sabão) e aplique compressas frias ou gelo.
3. Leve a vítima imediatamente a um médico ou hospital, evitando, quanto possível, sua movimentação.
NÃO PERCA TEMPO
Após 30 minutos da mordida, as providências de primeiros socorros se tornam desnecessárias, pois só resta levar a vítima imediatamente a um médico ou hospital para a aplicação de soro contra o veneno da cobra.

domingo, 7 de junho de 2009

DINÂMICA DE AUTO-ESTIMA

Alunos sentados em circulo, o professor começa a dinâmica lendo uma mensagem de esperança e fé.Escolha uma mensagem que toca o coração.Logo em seguida o professor distribui uma folha de papel para cada um dos participantes.Ele começa a dinãmica dizendo:
___ Se você de repente se encontra com Deus e ele diz a você que você terá somente 24 horas de vida. O quê você faria nessa 24horas que lhe restam? Quero que você escreva o que você faria. Eles vão escrever na folha e peça a eles que não precisam se identificar.Depois recolha a resposta de cada um. E vai lendo e debatendo cada sugestão dada.
Muito vão dizer que ficaria com a família neste dia.O professor responde :
___ Porque devemos dar valor a nossa família somente no último dia da nossa vida.Devemos valorizar a nossa família é durante toda a vida.
Outros irão dizer que falaria pro pai ou mãe que os ama. Aí o professor responde:
___ Porque deixar pro último dia da nossa vida pra dizer para nossos pais que os amamos. E se não der tempo de dizer você vai morrer sem nunca dizer aos seus pais que os ama!
E assim vai acontecendo a dinâmica até a aula terminar.Vai haver muitas sugestões repetidas ai se passa pra outra.

PROJETO RESGATANDO VALORES

TITULO

RESGATANDO VALORES
SUBTITUlo

TRADIÇÕES E CULTURA EM MOVIMENTO
PUBLICO ALVO

A COMUNIDADE ESCOLA
DURAÇÃO
APRESENTAÇÃO

Este tem por finalidade promover nesta UE a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.

JUSTIFICATIVA

Justifica-se este projeto pela necessidade de se resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites materialista que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.


Resgatar as tradições e culturas de nosso país dando ênfase à cultura da paz e respeito;
Relacionar os modos de vida, passado e presente na sociedade brasileira
Agrupar que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições tão
as tradições tão presentes entre nós; os valores morais como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.

METODOLOGIA

Este abrangerá toda a comunidade escolar e em torno, com participação dos alunos e professores do primeiro e segundos segmentos divididos e organizados por disciplinas.

RECURSOS

Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
Vídeos;
Revistas;
Jornais
Materiais recicláveis;
Entrevistas;
Palestra;
Aulas para pesquisa e levantamento de dados.

DESENVOLVIMENTO

Educação Preventiva
Fazer levantamento sobre o que se diz, se conta sobre o passado cultural em relação a gravidez prematura, vícios, desvios de conduta familiar e mortalidade infantil.
Ensino Religioso
Pesquisar e documentar a diversidade religiosa da localidade, promovendo danças, palestras, dramatizações, etc.
Língua Portuguesa

Registrar as diversas formas de expressão dos alunos e moradores. Suas perspectiva em relação ao futuro. (Confecção e montagem de livros)

Literatura

Pesquisar as influências regionais tão marcantes ( da localidade ) na cultura já existente. (Textos, desenhos, poesias, etc)


História
Levantar dados populacionais e histórias do bairro desde a sua fundação. (Origem do lugar onde vivem, quem fundou, porque, para que, etc)

Matemática

Criar gráficos (Com todos os dados obtidos: gravidez, vício, mortalidade infantil, etc)

Geografia

Situação geográfica do bairro, produção e consumo. (Localização do bairro em relação bairro em relação ao município, estado e país
Ciências

Pesquisar clima e poluição do meio ambiente (Impacto Ambiental, os riscos da pedreira, etc.)

Língua Portuguesa

Comparar a cultura do lugar onde vivem, modos de falar e viver com outras culturas. (Interferência do inglês , indígenas, africanas,etc)

Educação Artística

Descobrir através de pesquisa as diversas expressões e formas de artes existentes na localidade ( tipos de roupas,modo de falar, etc.)

Avaliação

A avaliação será feita através da observação, participação dos alunos nas proposta.
Quanto a avaliação quantitativa ficará a cargo de cada professor avaliar conforme ele achar que vale.Deve-se levar em conta que o tem a visão de mostrar que a vida se faz através de conquistas,respeito e luta.Que devemos valorizar nossa vida, nossa cidade e nosso país.Mesmo que os nossos governantes nos passe um exemplo ruim , não se deve tê-los como
exemplo.Porque eles são e não a regra.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

PROJETO DE ORTOGRAFIA

A você minha querida leitora Maria Luísa e tantas outras que me escrevem pedindo projetos para o EJA.Ai um projeto para ser trabalhado em todos os conteúdos.Vamos trabalhar ortografia.Não se pode deixar essa preocupação somente com o professor de Português.Observação: Tempo estimado - 15 dias.Podendo se estender por mais tempo dependendo da disponibilidade dos interessados.Este projeto também é bom para se trabalhar o PIP ( Programa de Intervenção Pedagógica)

PROJETO

SEMANA DA ORTOGRAFIA


JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento da ortografia constitui um dos principais desafios para os educadores, quando planejam um programa de aprendizado e desenvolvimento da escrita. “Dominar a ortografia” é uma expressão que significa que os alunos escrevem com precisão e na ordem apropriada. Inclui também o uso dos acentos gráficos, do til, da cedilha, dos sinais auxiliares da grafia – hífen e apóstrofo – e dos sinais de pontuação.

Para se conseguir um uso adequado da ortografia é preciso, então, que os alunos sintam o desejo e o interesse de se comunicar por escrito de acordo com propósitos claros e dentro de contextos significativos para eles.

O aprendizado da ortografia não deve ser visto como uma disciplina independente dentro do processo de aprendizado da linguagem escrita, mas como um dos aspectos que o caracterizam. Nesse sentido, convém recordar que o princípio básico referente à leitura: “é lendo que se aprende a ler” também é válido para a escrita: “é escrevendo que se aprende a escrever”, portanto o aprendizado da ortografia depende, em grande parte, da prática da escrita e da leitura.
É de suma importância que o professor tenha e trabalhe incessantemente com o uso do dicionário, pois através dele muitas dúvidas são solucionadas e o aluno terá acesso à novas palavras e a grafia correta das mesmas.
Todas as disciplinas podem e devem elaborar seus atividades dentro do conteúdo trabalhado nas duas semanas do projeto

OBJETIVOS

· Compreender que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita;
· Estimular a leitura;
· Oferecer um apoio para os alunos realizarem um plano de autocorreção individual ou grupal, para que possam analisar seus erros ortográficos;
· Empregar atividades lúdicas (cirandas, cantos, rimas).

ESTRATÉGIAS

Para superar as dificuldades encontradas no estudo da ortografia não implica que o professor dedique demasiadamente seu tempo ao ensino sistemático, trabalhando outras áreas, ele também estará reforçando as funções da linguagem e do pensamento.

O professor deve trabalhar com uma variedade de textos, levando o aluno a analisá-los e reconhecer as palavras. Deve trabalhar com:

- Anúncios, notícias, entrevistas, reportagens, piadas, etc. (após o estudo e análise o professor deve pedir aos alunos que marquem as palavras que tiveram mais dificuldades na pronúncia e escrita e procurar trabalhar essas palavras em frases, textos e até mesmo procurar seu significado) isso em todas as disciplinas;

- Montar um painel com as palavras, das quais os alunos apresentaram dificuldades, reforçando diariamente a pronúncia e a escrita;

- Utilizar-se de cartões relâmpagos, destacando a sílaba tônica;

- Fornecer aos alunos, fichas com palavras variadas e pedi que pintem a sílaba tônica. Antes porém, deve ser feito a leitura de todas, pronunciando-as com clareza para fixar a sílaba tônica;

- Fazer exercícios de denominação da ordem dos elementos de uma seqüência, segundo sua localização: último, penúltimo e antepenúltimo. Peça-lhes que identifiquem o último vagão de um trem, o penúltimo dia da semana, o antepenúltimo mês do ano, a última ilustração de uma história em quadrinhos, etc. Realize a mesma atividade com as sílabas das palavras.

- Utilisar palavras que dizem respeito ao meio ambiente e ao lixo.É uma ótima sugestão para geografia e ciências.
_ O caça-palavras é uma ótima ferramenta para desenvolver a ortografia.Pode ser trabalhada dentro de um texto de história. Onde leve o aluno a procurar palavras grifadas do texto.

- Trabalhar com histórias em quadrinhos, montagem de história em seqüência lógica, etc.

OBSERVAÇÃO:

Lembre sempre: O professor é o mediador da atividade, então cabe a ele, tomar todo cuidado também com sua escrita e sua pronúncia. É preciso estar seguro e certo de que o que se está ensinando é correto e que o aluno está assimilando.

Esse trabalho é contínuo, portanto, estamos dando o pontapé inicial, a seqüência do mesmo deverá acontecer durante todo ano letivo.


SUGESTÕES
DE ATIVIDADES

Técnicas para reforçar a ortografia.

1- Monte e remonte:

Escreva no quadro ou em folha chamex uma palavra que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo encontrado.

Obs.: Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário.

Exemplo: Palavra escolhida: PERNAMBUCO:
Palavras encontradas: perna- barco- compra- boca- nabo- banco- copa- ano- reco- rapé- ópera- amor- rebu- comer- peru- perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor- pêra- rã- mãe- pena- uno- Nabuco- pau- cobra- Mané- Norma- Carmem.

2- Palavra puxa palavra:

Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se relacionem com a primeira.
Exemplo: Palavra escolhida: FOGO.
Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura.

3- Memória auditiva:

O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo:
Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma girafa...

Dizer duas palavras: O aluno deverá separar a primeira sílaba de cada uma e formar outra:

Exemplo:
PEdalÛRAto®Pêra
FIguraÛTApete®Fita
PAnelaÛNOvelo®Pano

Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades crescentes.

Exemplo:

TOalhaÛPEdraÛTEla®Topete
CIgarroÛGAlhoÛNAbo®Cigana
CAbeloÛNEvadaÛTApa®Caneta
TRIoÛANtesÛGUiaÛLOto®Triângulo
AgoraÛPOSteÛTInaÛLAço®Apostila
CAmaÛRAmoÛMUdaÛJOgo®Caramujo

4- Invente e conte:

Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem ambientes e personagens.
Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa oral em que a figura sirva de cenário para a história vivida pela personagem da gravura. Chamar a atenção dos alunos para a seqüência lógica dos fatos narrados.

5- Brincando de poeta:
O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato- mato- gato
Coelho- Botelho- joelho
Abelha- orelha- ovelha

Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem com as que já possuem.

6- De mãos dadas com a poesia.

Material: Textos sobre amor, paixão, ou outros sentimentos humanos (Sugestão: Música: Coração de Estudante, de Milton Nascimento), papel, caneta.
Ler o texto, ouvir e cantar a música.
O professor convida os alunos a analisarem seu coração, dizendo-lhes:
· Abra seu coração.
· O que você vê dentro dele?
· O que sente?
· O que lhe incomoda?
· O que gostaria de dizer em nome dele?
Logo após, passe para o papel o que seu coração gostaria de falar se tivesse voz.
O trabalho pode ser ilustrado.

7- Contando histórias:

Material: TEXTOS DIVERSOS.Exemplo:conto,poesia e reportagem.
Iniciar a atividade perguntando à turma se alguém quer recitar uma poesia. Se não houver voluntários, começar a poesia e peça que os alunos continuem. Pedir aos alunos que relembrem os contos de fadas, atualizando-os. Como seria a história se acontecesse hoje? Naturalmente, introduzindo-se elementos do cotidiano na vida moderna, surge uma nova história.

Exemplo: “A casa dos três porquinhos tinha um alarme eletrônico e um visor detectava a aproximação do lobo”.
“Os caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um helicóptero de resgate da polícia para capturá-lo”.

8- Viagem ao espaço infinito da imaginação. Essa atividade pode ser trabalhada em
ARTES OU GEOGRAFIA.

Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma e colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta sobre o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando sobre o papel.
Desligar a música e, imediatamente, todos devem parar de desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram.
A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços vazios, os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo planeta também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno criará seu planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome bem sugestivo. Para isso, cada um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma vogal, e cada letra em um pedaço de papel.
Cada aluno ficará com uma vogal e as demais letras serão colocadas numa caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar dela quatro novas letras.
De posse das letras sorteadas e da vogal, cada um criará um nome para batizar o planeta.
Registrar o nome do planeta e localizá-lo no espaço mágico. Tendo em vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco características.

Na segunda etapa de criação, falar sobre:

® a origem do novo planeta;
® o papel que desempenha no mundo;
® seu relacionamento com os astros a sua volta;
® a mensagem que gostaria de transmitir.
9- Jogo das cores.

Material: folhas de papel, lápis preto e de cor e caixa de papel para colocar as perguntas.
O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas respostas deverão ser dadas pelos alunos através da escolha de uma cor.
Exemplo: Qual é a cor do amor? E da alegria, da felicidade, da paz, da sabedoria, da pureza, da satisfação, da calma, da paciência? Justifique sua resposta.
O aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que, em sua opinião mais combina com o sentimento escolhido.

Exemplo: AMOR: azul
Com cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras palavras, relacionadas pelo sentido:
Amizade ,Meiguice, Orgulho e Riso.
Ilustrar a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor poderá fixar os desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um arco-íris. Os desenhos poderão, também ser utilizados como ilustração de um livro de “criação coletiva”.


Observação:


Tendo em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar ortografia de forma agradável e satisfatória para os alunos. Basta portanto, usar da criatividade e da vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente.

Bibliografia.

Livros de Português
Revistas Nova Escola
Apostilas diversas

Pesquisado e elaborado por
Deila Magda Ferreira

segunda-feira, 1 de junho de 2009

ÁGUA: SE NÃO RACIONALIZAR, VAI FALTAR.

ÁGUA: SE NÃO RACIONALIZAR, VAI FALTAR
Neste 5 de junho, dia do Meio Ambiente, é importante lembrarmos alguns dados que refletem a difícil situação mundial em relação ao uso dos 2,5% de água doce disponíveis no planeta. Segundo relatório da Unesco, órgão da ONU para a educação, mais de um sexto da população mundial, ou o equivalente a 1,1 bilhão de pessoas, não tem acesso ao fornecimento de água doce.
Dos exíguos 2,5% de água doce existentes no mundo, porém, apenas 0,4% estão disponíveis em rios, lagos e aqüíferos subterrâneos – a Terra possui cerca de 1,39 bilhões de km 3 de água, distribuídos em mares, lagos, rios aqüíferos, gelo, neve e vapor. A situação tende a piorar, com o desmatamento, a poluição ambiental e as alterações climáticas dela decorrente: estima-se que será reduzido em um terço o total de água doce disponível no mundo. Enquanto isso, ações que poderiam reduzir o desperdício desse líquido cada vez mais raro e, portanto, precioso, demoram a ser tomadas pelas diferentes esferas governamentais.
Sabe-se que o maior consumo de água doce é na agricultura, responsável por 69% do uso, e que as grandes metrópoles têm edificações com sistemas hidrossanitários (bacias e válvulas sanitárias, torneiras, chuveiros, entre outros) gastadores.
Ações globais e estruturais, como a irrigação por gotejamento, em vez da usual por aspersão, e o incentivo à implantação de programas de uso racional da água economizariam milhões de metros cúbicos, evitando assim a necessidade de novos reservatórios de água, caros e que prejudicam o meio ambiente, ao derrubar matas ciliares com o alagamento.
As medidas de incentivo à troca de equipamentos gastadores por outros, economizadores – como bacias e válvulas que consomem 6 litros por acionamento, em vez dos 12 ou até mais de 20 litros por acionamento consumidos pelos equipamentos defasados, a instalação de arejadores e restritores de vazão em torneiras e chuveiros, entre outros, são instrumentos bem-sucedidos de diminuição do consumo.
Os equipamentos economizadores estão disponíveis – e obrigatórios, por norma da ABNT - em nosso país desde 2003. Programas racionalizadores já foram adotados em Nova York e Austin, nos EUA, e Cidade do México. Nova York instalou, entre 1994 e 1996, mais de um milhão de bacias sanitárias economizadoras, com incentivo aos moradores e empresários para as trocas, e passou a poupar 216 milhões de litros de água por dia.
AUTOR:Carlos Lemos da Costa