segunda-feira, 6 de abril de 2009

Uma ótima aula para iniciar o ano com o EJA

Usando estratégias de leitura durante a alfabetização.Fechar visualização Informações da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Realizar antecipações e interpretações durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver a atitude de colaboração.

Duração das atividades
3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento se os alunos conhecem a música Aquarela, de Toquinho.

Data de publicação
30/10/2008

Estrutura Curricular
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura

Autor

Nome
Eliane Candida Pereira

Instituição
Universidade de São Paulo
UF
São Paulo

Co-Autor

Estratégias e recursos da aula
Para iniciar o trabalho pergunte aos alunos se sabem o que é uma aquarela e suas características; depois se conhecem a música Aquarela, de Toquinho. Levante hipóteses sobre o porquê o autor deu esse nome à canção. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo disponível no Portal do Professor:

Aquarela

Após exibição do vídeo, distribua cópias da música e estimule que cantem para que aprendam a letra. Garanta que saibam cantar ao menos alguns trechos da música de cor.

Em seguida peça que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Brinque de pausar o vídeo em alguns trechos para indicarem em que palavra pararam, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito.


Proponha que façam novas ilustrações para a música, para que juntos produzam um novo "vídeo-clipe". Para isso, forme duplas e distribua trechos da música para que descubram o que está escrito. Peça, então, que em duplas, façam a ilustração do trecho que receberam. Deverão combinar o que querem ilustrar e os papéis de cada um nessa ilustração.


Usando um scaner é possível digitalizar as ilustrações das duplas. Junto com os alunos, coloque as imagens na ordem em que devem aparecer de acordo com a canção e nomeie os arquivos de acordo com essa ordem. Insira as imagens produzidas pelos alunos e a música em uma ferramenta de apresentação digital, como o Power Point, por exemplo, para que a turma possa apreciar o novo “video-clipe” produzido pelo grupo.


Recursos complementares

Avaliação
Observe se os alunos que ainda não lêem convencionalmente utilizam estratégias de leitura para localizar o trecho da música; questione "como sabem que está escrito", provocando-os a argumentar o que já sabem sobre o sistema de escrita .
Atividades Retiradas do "Portal do Professor"

Um comentário:

  1. arlete de fatima ferreira da silva5 de fevereiro de 2012 às 10:30

    estou iniciando o trabalho na prática com a EJA e gostei muito da dica.Tenho a teoria,mas na prática a coisa é outra!Obrigada.
    Arlete/Serrana

    ResponderExcluir

Você será sempre bem-vindo aqui!!!