sexta-feira, 28 de março de 2008

Planejamento da Alfabetização

Ata 3

No dia 28 de Março de 2008,na Escola Municipal João Alves Duca,houve o terceiro encontro de professores para o curso do CEALE (Centro de Alfabetização,Leitura e Escrita)da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais),neste dia foi tratado os seguintes tópicos:aquisição do sistema de escrita,variações linguísticas decorrentes de fatores regionais,sons sonoros da língua e a representação sonora..Houve uma explanação dentro da linguística dos sons das letras e suas colocações nas palavras.Houve uma explicação sobre os fonemas e os grafemas,atividades relacionadas as habilidades ou capacidades,os eixos e conceitos da língua e da escrita.Terminamos com um trabalho em que tínhamos que analisar as capacidades ,os eixos e conceitos usando como parâmetro o livro 6 e 2 do CEALE. Santana do Jacaré 28 de Março de 2008.
Ailce Zulmira da Costa

domingo, 23 de março de 2008

Páscoa


Que a páscoa seja um momento de reflexão
que todos ajudem aos irmãos

Que a ressureição de Jesus
seja a todos o caminho para a luz

Que a cada instante de amor
Seja para cada irmão
um momento de esplendor

Que as palavras de Deus
viva sempre em suas vidas
E que a humildade de Jesus
A todas as ovelhas conduza.



autora: Ailce Costa

Posted by Picasa



sábado, 22 de março de 2008

Posted by Picasa

quinta-feira, 20 de março de 2008

TRABALHOS DO PROJETO DE PORTUGUÊS

ESTE É UM DOS TRABALHOS USADO NO DESENROLAR DO PROJETO DE PORTUGUÊS.
AQUI PODE SER TRABALHADO RIMAS E VERSOS.TAMBÉM PEDI QUE ESCOLHESSEM 3 PALAVRAS DA POESIA E ACHASSEM OUTRAS QUE RIMASSEM COM ELA

Caça-Palavras

Posted by Picasa

Ditado

Posted by Picasa

história Ilustrada

Posted by Picasa

Antônimos

Posted by Picasa

Anúncio

Posted by Picasa

Cruzada

Posted by Picasa

Projeto de Português - EJA

Como estou fazendo o curso do CEALE resolvi trabalhar com meus alunos dentro da proposta dos livros apresentado no curso.No mês de março, abril e maio vou trabalhar com este projeto que desenvolvi dentro das capacidades apresentadas no volume 2 " Capacidades da Alfabetização" e posso garantir que já estou observando aproveitamento dentro da Alfabetização de Jovens e Adultos.


PROJETO DE PORTUGUÊS VENCER AS DIFILCULDEDES - EJA

ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO ALVES DUCA”
ALUNOS ASSISTIDOS
: 17
SÉRIES: 2º período - EJA
PROFESSORA:Ailce Costa
DURAÇÃO: 3 MESES


OBJETIVOS GERAIS:

Ø Reconhecer que as letras combinam entre si e formam um conjunto com significado.
Ø Evoluir para a percepção de que a escrita representa o nome dos objetos e das pessoas.
Ø Compreender que as letras remetem partes da palavra, isto é, as sílabas.
Ø Desenvolver capacidades de conhecer, utilizar e fazer usos da escrita em situações sociais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø Introduzir progressivamente os vários aspectos que envolvem os diferentes tipos de textos: finalidade, assunto, forma, etc.
Ø Separar e juntar sílabas.
Ø Decompor palavras em sílabas. (análise )
Ø Compor as palavras a partir da sílaba. (síntese )
Ø Construir frases com ordenação de sílabas ou palavras dadas.
Ø Ler procurando estabelecer relação entre as hipóteses e a escrita.
Ø Reproduzir convites e bilhetes para se fazer entender.


DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA

Ø O início será com o alfabeto maiúsculo e minúsculo,
de imprensa e manuscrito.
O trabalho será feito com fichas de sílabas, caderno, cartilhas, atividades mimeografadas e livros didáticos.
Ø .Atividades com letras maiúscula, minúscula, cursiva e de imprensa.
Ø Saber usar parágrafos, letra maiúscula após ponto final, separar as sílabas das palavras no final de cada linha.

2ª ETAPA

Ø Textos: ler, copiar, observar ilustrações e Interpretar.
Ø Fazer leitura em voz alta.
Ø Jogos com sílabas simples: formar frases com sílabas, jogo da memória, caça-palavras e cruzadinhas.
Ø Escrever frases e ler silenciosamente.


3ª ETAPA

Ø Escrever ditado de palavras e frases.
Ø Formar palavras e frases com as sílabas trabalhadas.
Ø Leitura e produção de pequenos textos.
Ø Leitura: trovas, parlendas e textos poéticos.
Ø Identificar verso, rimas e estrofes.


AVALIAÇÃO :

A Avaliação será feita através de:

Ø Atividades feita em sala de aula.
Ø Através de ditado de palavras e frases
Ø Observação do professor nas dificuldades encontradas
Ø Avaliações

domingo, 16 de março de 2008

CAPACIDADES DE ALFABETIZAÇÃO

ATA 2
No dia 14 de março de 2008,na Escola Municipal "João Alves Duca",em Santana do Jacaré,Minas Gerais, aconteceu o segundo encontro de professores para o curso de capacitação dado pelo CEALE ( Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita) da UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais).Neste encontro foram discutidos os seguintes assuntos:foi explicado sobre capacidades que os alunos devem alcançar no fim dos 3 anos de alfabetização.O foco deve ser à leitura e à produção de textos escritos,à compreensão e produção de textos orais,em situações de uso da língua.Houve uma explanação pelo professor sobre alfabetização e letramento.Que ao alfabetizar nós professores estamos ensinado os alunos a decodificar os sinais gráficos,transformando-os em "sons" ,e, na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala,transformando-os em sinais gráficos.Letramento é pois,o resultado da ação de ensinar ou aprender a ler e escrever,bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais.Depois foi nos repassado as capacidades de leitura,escrita e oralidade que os alunos irão desenvolver no decorrer do ensino fundamental.
Santana do Jacaré,14 de março de 2008.
Ailce Zulmira da Costa

sábado, 15 de março de 2008

INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO

È com imensa alegria que estou participando deste curso dado pelo CEALE. Agradeço ao professor Samuel Moreira que com tanto carinho vem passando a nós tantos ensinamentos importantes para o nosso dia a dia. Sempre ele nos pede ao final de cada aula apresentada que façamos um tipo de ATA daquilo que aprendemos. Aqui vou deixar sempre que puder a ATA que faço, para que aqueles que quiserem aproveitar algum ensinamento possa usufruir também dos ensinamentos a mim repassados.Um beijo a todos.
Ailce Costa
Ata 1
No dia 29 de fevereiro de 2008, na Escola Municipal " João Alves Duca", em Santana do Jacaré, Minas Gerais, houve o primeiro encontro de professores para o curso de aperfeiçoamento dado pelo CEALE ( Centro de Aperfeiçoamento,Leitura e Escrita) da UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais).Neste primeiro encontro o professor nos apresentou o caderno renovado do CEALE,falou da organização do ensino fundamental em 9 anos.Foram discutidos os seguintes assuntos: sobre a relação humana e a necessidade do amor envolver cada passo da educação,que cada ser é único e que somos sujeito e objeto da linguagem e na relação com os alunos entramos neste mundo subjetivo.Por isso alfabetizar vai muito além da escrita,nós temos que conhecer,intervir e refletir as práticas educacionais.Dar atenção maior a linguagem como objeto de conhecimento e ensinar nossos alunos a falar por escrito,e mostrar que o falar coloquial é diferente do falar social.Foram discutidos tópicos da coleção e foi encerrada a primeira aula com a leitura do caso de Paulo.
Santana do Jacaré,29 de fevereiro de 2008.
  • Ailce Zulmira da Costa

PLANEJAMENTO TRIMESTRAL PARA O EJA

Novamente volto a escrever com a intenção de ajudar.Aqui está o meu planejamento para o EJA a nível de trimentre. Novamente deixo claro a todos
que o meu palnejamento é um suporte para os professores terem como modelo.
Modelos não é para serem copiados.Peço a vocês que usem ele para terem uma idéia como montar o de vocês.Fico muito agradecida a todos.
Ailce Costa
____________________________________________________________________
PLANEJAMENTO DE PORTUGUÊS PARA O 1º TRIMESTRE ____ MESES: FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL E MAIO
2º PERÍODO - EJA

Professora : Ailce Zulmira da Costa
ORTOGRAFIA
TEXTO, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO,
LEITURA E ORALIDADE
GRAMÁTICA

Ø Saber identificar o alfabeto maiúsculo e minúsculo.
Ø Saber usar as silabas simples e identificar as complexas.
Ø Reconhecer palavras com ch, x, s, z, lh, nh,
Ø Retirar palavras e silabas de outras palavras
Ø Separar sílabas simples e complexas.
Ø Ser capaz de escrever palavras com ch, x, s, z, lh, nh.
Ø Saber usar os pontos final, exclamação e interrogação.
Ø Usar o travessão no texto.
Ø Saber dar parágrafos, usar letras maiúsculas e ponto final.


Ø Relação entre texto verbal e imagem.
Ø Compreensão de mensagens não-verbais.
Ø Participação em debates coletivos.
Ø Escrever e ler pequenos textos e interpretar.
Ø Ser capaz de ler pequenas histórias e comentá-la.
Ø Reconhecer parágrafos e usá-lo na escrita
Ø Preencher lacunas, marcar respostas certas, identificar o verdadeiro ou falso, certo ou errado.
Ø Reconhecer diálogo.
Ø Redigir pequenos textos.
Ø Identificação de versos , estrofes e rimas.
Ø Saber produzir bilhetes e convites.


Ø Introduzir adjetivo e substantivo.
Ø Usar letras com sons nasais.
Ø Usar “S” e “Z” para representar o som [Z].
Ø Aprender aumentativo e diminutivo.
Ø Ter noção de singular e plural.
Ø Identificar maiúsculas em substantivos próprios.
Ø Ensinar feminino e masculino.
Ø Introduzir substantivos.
______________________________________________________________
PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA PARA O 1º TRIMESTRE _________ MESES: FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL E MAIO
2º PERÍODO -EJA
Professora: Ailce Zulmira da Costa

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS

Ø Dobro e triplo
Ø Medidas de tempo
Ø Numerais cardinais e ordinais.
Ø Centena.
Ø Somar e subtrair
Ø Raciocínio lógico
Ø Números


Ø Introduzir dobro e triplo
Ø Distinguir meses, dia, ano, bimestre, trimestre, horas.
Ø Saber escrever numeral cardinal por extenso e introduzir os numerais ordinais até 20.
Ø Somar e subtrair centenas
Ø Trabalhar com centena através do sistema monetário brasileiro e através de problematização.
Ø Saber somar e subtrair com reserva.
Ø Usar o cálculo mental em situações problema.
Ø Distinguir números até 500.ivo próprio e comum..
______________________________________________________________
PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA O 1º TRIMESTRE _________ MESES: FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL E MAIO
2º PERÍODO - EJA
Professora : Ailce Zulmira da Costa


CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS

Ø MEU ESTADO
Ø SEU PAÍS
Ø FOLCLORE
Ø DATAS COMEMORATIVAS


Ø Saber onde mora, onde situa seu estado.
Ø Saber os estados e capitais de cada estado e a região a que pertence.
Ø Trabalhar as festas folclóricas do trimestre e sua história.
Ø Identificar as datas comemorativas e sua importância dentro do contexto histórico.
______________________________________________________________
PLANEJAMENTO DE CIÊNCIAS PARA O 1º TRIMESTRE _________ MESES: FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL E MAIO
2º PERÍODO - EJA
Professora : Ailce Zulmira da Costa
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS

Ø CADEIA ALIMENTAR
Ø HORTA

Ø Saber o valor das verduras, legumes e fruta,pa-
ra uma boa alimentação.
Ø Incentivar o plantio de horta para mostrar
valor do adubo orgânico.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Atmosfera !!!!!!!! Cuide do nosso Ar.

Veja a beleza do nosso país!!!!
Vamos cuidar para que vejamos
paisagens lindas como essa.
Posted by Picasa

PLANEJAMENTO ANUAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O planejamento para a Educação de Jovens e Adultos, é um modelo não uma cópia.Por esse motivo peço aos professores que levem em consideração o tipo de aluno que é atendido em sua escola.O modelo que aqui está é uma planejamento que foi feito pela minha escola para atender os alunos dos 3 períodos da EJA ( antigo supletivo ).
Em hipótese nenhuma acredito que este palnejamento será usado na integra.É somente um suporte que estou dando aos professores.Estou deixando esse modelo pela dificuldade que encontrei quando fui para a EJA ( de 1ª a 4ª série antiga ) que procurei livros direcionados a esse público e nada encontrei, tive que elaborar meus próprios materiais.
Quando forem fazer seus planejamento levem em conta sempre a proposta pedagógica de sua escola.Espero que este planejamento ajudem na elaboração dos seus.Beijos a todos.
Professora Ailce Costa

PLANEJAMENTO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Neste planejamento contei com a colaboração de minhas colegas que
também trabalham na Educação de Jovens e Adultos. Letícia e Mirna
que são ótimas colegas e amigas.


1 - Apresentação

Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.
O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.

LÍNGUA PORTUGUESA

2 - Objetivos Gerais

Ø Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
Ø Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.

3 - Objetivos Específicos

Ø Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
Ø Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
Ø Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
Ø Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.

Ø LEITURA E ESCRITA

Alfabeto maiúsculo e minúsculo
Emprego adequado de letras
Montagem de palavras, sentenças e textos.
Identificação de idéias básica do texto.
Sílabas, fonemas e grafemos.
Produção de textos.
Interpretação de texto
Comparação e diferenciação de escritas diversas.
Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc
Identificar poesia,propaganda e textos.


Ø LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.

Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos, publicitários e poéticos)
Relato de filmes, reportagens e causos.
Mímica, dança e atividades lúdica.
Localização e identificação de rimas.
Leitura e análise de texto informativo e poético.
Verbalização de opiniões e comentários.

Ø GRAMÁTICA

Ortografia
Partição Silábica
Tonicidade
Ordem alfabética
Alfabeto móvel
Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou
palavras etc.
Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
Quadras e poesias.
Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes ,etc.

METODOLOGIA


> Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acróstico.
O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das pessoas da família, o dos colegas etc.)
O alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional.
Ø Leitura de diversos tipos de textos
A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras.
Textos informativos, expositivos e prescritivos.
Ø Ortografia
Achar palavras dentro de outra
Ilustrar poemas e dramatiza – los.
Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc.
O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra.
Ø Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor.
Ø Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação.
Ø Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal)
Ø Distinção entre vogal e consoante.
Ø Identificação de versos e estrofes.
Ø Localização e identificação de rima.
Ø Atividades que envolvam classes de palavras

MATEMÁTICA

4 – Objetivos Gerais

Ø Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
Ø Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.

5 – Objetivos Específicos

Ø Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
Ø Ler e registrar quantias.
Ø Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
Ø Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
Ø Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
Ø Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
Ø Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
Ø Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
Ø Promover cálculo mental e estimativo.
Ø Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
Ø Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
Ø Estabelecer relações entre as operações.
Ø Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
Ø Trabalhar conjuntos.
Ø Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.

METODOLOGIA

Ø Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente.
Ø Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano
Ø Resolução de problemas que envolvam as quatro operações
Ø Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos.
Ø Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo.
Ø Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens.
Ø Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano.
Ø Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria.
Ø Utilizar o livro didático com suas atividades
Ø Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
Ø Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
por extenso.
Ø Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.

HISTÓRIA - GEOGRAFIA

6 – Objetivos Gerais

Ø Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural.
Ø Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país.
Ø Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, questões social e meio ambiente.
Ø Conhecer a formação do povo brasileiro.
Ø Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.

7 – Objetivos Específicos

Ø Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias
Ø Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje.
Ø Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem.
Ø Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico.
Ø Compreender as leis que regem o país.
Ø Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo.
Ø Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los.
Ø Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação,
Ø Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões.
Ø Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.

METODOLOGIA

Ø Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre.
Ø Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis.
Ø Usar atividades mimeografadas e o livro didático
Ø Uso da biblioteca para pesquisa.
Ø Uso do quadro e caderno.
Ø Trabalhar com palestras e debates.

CIÊNCIAS

8 - Objetivos Gerais

Ø Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis..
Ø Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.


9 – Objetivos Específicos


Ø Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
Ø Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
Ø Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
Ø Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.

Ø Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
Ø Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
Ø Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
Ø Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
Ø Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
Ø Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
Ø Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.

METODOLOGIA

Ø Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
Ø Trabalhos com experimentos e pesquisa..
Ø Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.



ARTES
10 – Objetivo Geral

Ø Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.

11 – Objetivos Específicos

Ø Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.
Ø Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.
Ø Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.




METODOLOGIA

Ø Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.
Ø Trabalhos com desenhos,figuras,revistas,tinta,sucata etc.
Ø Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.




AVALIAÇÃO

“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
( PCN –p.94)

A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.




sexta-feira, 7 de março de 2008

ATMOSFERA - DEVEMOS CUIDAR DO NOSSO AR

Esta atividade de ciências a respeito da atmosfera foi trabalhada com os seguintes métodos:
>Houve um debate na sala sobre como preservar o ar que respiramos.
>Distribui entre os alunos uma folha de papel sulfite e pedi a cada um que me escrevesse uma forma de preservação da atmosfera.
>Cada palavra ou frase que foram escritas eu escrevi no quadro e se formou uma
poesia.

A poesia escrita pela turma foi assim:

Atmosfera

o ar é nossa vida
Preserve a atmosfera
Cuide das árvores
Ame o infinito
Não destrua nosso planeta
Cuide do nosso lixo
Não construa armas nucleares
Ame a vida
Seja um defensor da natureza
Cuide do universo
Envolva nosso planeta nesse azul total
Vamos respirar aliviados
Vamos evitar poluir a atmosfera

Essa poesia foi escrita pelos alunos do 2º período do EJA

Logo em seguida dei essa atividade de ciências:


ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
2º período

2- RESPONDA:
a) O azul que vemos no céu é chamado de _____________________________
b) O que é atmosfera? ____________________________________________ ________________________________________________________________
________________________________________________________________
c) Como é formado os gases?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – COLOQUE V SE FOR VERDADEIRO E F SE FOR FALSO:
( ) Em lugares poluídos outras cores são refletidas pela atmosfera.
( ) O ar não é formado por gases.
( ) Quando o céu está limpo podemos ver o azul do céu.
( ) A atmosfera é o ar que respiramos

4-O que mantém a terra presa não deixando ela escapulir para o espaço?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

5- É na atmosfera que se formam as________________e ocorrem__________
as _____________________, com seus ___________ e __________________
_______________________


PRESTE ATENÇÃO!!!!!
ATMOSFERA – É UMA CAMADA DE AR QUE ENVOLVE A TERRA; SEM ELA
ELA NÃO SERIA POSSÍVEL A VIDA EM NOSSO PLANETA.

6- COMPLETE:

a) Atmosfera é a camada de ar que envolve a _____________________
b) Em toda a superfície da terra, existe _________________
c) Sem ar, ___________ podemos respirar.d) A terra é azul por causa da _________________________________














quinta-feira, 6 de março de 2008

Atividades para o EJA

Atividade de Geografia
1ºperíodo

Você mora na Zona Rural4 ou Zona Urbana?

Os municípios são formados por uma zona rural e uma zona urbana.
É na zona urbana que encontramos muitas casas, prédios, casas comerciais,industrias, escolas, delegacias, hospitais e clinicas.
Alem disso, ficam na zona urbana a sede do município, a prefeitura, a câmara dos vereadores e o fórum.
Na zona rural, há plantações e criação de animais.
Na zona rural, as pessoas moram em chácaras, granjas, sítios, e fazendas.

1- Complete:
a) Os municípios são formados por uma ________________________e
________________________.
b) Você mora :
a.( ) zona urbana.
b.( ) zona rural.

2- Coloque V se for verdadeiro e F se for falso:
a.( ) Na zona urbana temos: chácaras e sítios.
b.( ) Na zona urbana temos: hospitais e casas.
c.( ) Na zona rural temos:prédios e casas comerciais.
d.( ) Na zona rural temos: plantações e criação de animais.

3- Onde fica a prefeitura?
a.( ) zona rural.
b.( ) zona urbana.

4- E a câmara dos vereadores?
a.( ) zona rural.
b.( ) zona urbana.

5- Você gostaria de morar na zona rural ou urbana? Por quê?


6- Qual dessas figuras pertence a zona rural?

A importância da Auto-Estima

Quando se trabalha com a Educação de Jovens e Adultos,temos que levar em consideração que são pessoas que não tiveram oportunidade de estudar no tempo certo.Eles chegam na escola com pouca auto-estima.Sendo assim nós como professores temos que trabalhar primeiro tentando elevar seu ego.Aumentar sua confiança e sua segurança.Eu sou professora a 19 anos sendo que 9 anos trabalhei com o EJA e posso garantir que se nós não conseguirmos trabalhar a auto estima deles não se consegue nada.Então professores nos primeiros dias de aula prepare suas aulas levando isso em consideração.Boa Sorte a todos.