Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Projeto de Português - EJA

Como estou fazendo o curso do CEALE resolvi trabalhar com meus alunos dentro da proposta dos livros apresentado no curso.No mês de março, abril e maio vou trabalhar com este projeto que desenvolvi dentro das capacidades apresentadas no volume 2 " Capacidades da Alfabetização" e posso garantir que já estou observando aproveitamento dentro da Alfabetização de Jovens e Adultos.


PROJETO DE PORTUGUÊS VENCER AS DIFILCULDEDES - EJA

ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO ALVES DUCA”
ALUNOS ASSISTIDOS
: 17
SÉRIES: 2º período - EJA
PROFESSORA:Ailce Costa
DURAÇÃO: 3 MESES


OBJETIVOS GERAIS:

Ø Reconhecer que as letras combinam entre si e formam um conjunto com significado.
Ø Evoluir para a percepção de que a escrita representa o nome dos objetos e das pessoas.
Ø Compreender que as letras remetem partes da palavra, isto é, as sílabas.
Ø Desenvolver capacidades de conhecer, utilizar e fazer usos da escrita em situações sociais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø Introduzir progressivamente os vários aspectos que envolvem os diferentes tipos de textos: finalidade, assunto, forma, etc.
Ø Separar e juntar sílabas.
Ø Decompor palavras em sílabas. (análise )
Ø Compor as palavras a partir da sílaba. (síntese )
Ø Construir frases com ordenação de sílabas ou palavras dadas.
Ø Ler procurando estabelecer relação entre as hipóteses e a escrita.
Ø Reproduzir convites e bilhetes para se fazer entender.


DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA

Ø O início será com o alfabeto maiúsculo e minúsculo,
de imprensa e manuscrito.
O trabalho será feito com fichas de sílabas, caderno, cartilhas, atividades mimeografadas e livros didáticos.
Ø .Atividades com letras maiúscula, minúscula, cursiva e de imprensa.
Ø Saber usar parágrafos, letra maiúscula após ponto final, separar as sílabas das palavras no final de cada linha.

2ª ETAPA

Ø Textos: ler, copiar, observar ilustrações e Interpretar.
Ø Fazer leitura em voz alta.
Ø Jogos com sílabas simples: formar frases com sílabas, jogo da memória, caça-palavras e cruzadinhas.
Ø Escrever frases e ler silenciosamente.


3ª ETAPA

Ø Escrever ditado de palavras e frases.
Ø Formar palavras e frases com as sílabas trabalhadas.
Ø Leitura e produção de pequenos textos.
Ø Leitura: trovas, parlendas e textos poéticos.
Ø Identificar verso, rimas e estrofes.


AVALIAÇÃO :

A Avaliação será feita através de:

Ø Atividades feita em sala de aula.
Ø Através de ditado de palavras e frases
Ø Observação do professor nas dificuldades encontradas
Ø Avaliações

3 comentários:

  1. muito legal poder contar com idéias tão interessantes.Adoreiii !!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Você será sempre bem-vindo aqui!!!